Compartilhe este texto

Zona Franca: Seminário debate aplicação de recursos de P&D

Por Portal Do Holanda

22/08/2014 9h47 — em
Amazonas



Representantes de empresas que produzem bens de informática no Polo Industrial de Manaus (PIM), além de institutos de pesquisa e academia do Amazonas, se reuniram na última quarta-feira (20), no auditório da Suframa com o objetivo de aprimorar os mecanismos para aplicação dos recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na região. No encontro foram criados dois grupos de trabalho para o tema: um para discussão permanente das regras já estabelecidas e outro para desenvolver novas diretrizes para o futuro.

O investimento em P&D é uma das contrapartidas para a obtenção do benefício fiscal da Lei de Informática. De acordo com a lei n° 8.387, de 1991, as empresas devem investir entre 0,5 e 5% do faturamento bruto obtido da venda dos bens incentivados (após dedução de impostos) em atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente o segmento de Bens de Informática representa 15,8% do faturamento do total do PIM, com crescimento de cerca de 50% em relação a 2010, quando o segmento respondia por aproximadamente 10% do faturamento total do Polo. A estimativa é de que os recursos para P&D em 2014 cheguem a R$ 500 milhões. “P&D não pode ser encarado como um tributo. Ele tem uma característica específica, que pode ser o diferencial competitivo e tecnológico, e além de desenvolver a empresa, ele é feito com atores sociais, trazendo para aquela sociedade conhecimento, capital intelectual e massa crítica”, afirmou o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.

Fotos: Layana Rios


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas