Compartilhe este texto

Vanesssa diz que a lei da cota de 30% não se mostrar eficaz

Por Portal Do Holanda

27/03/2015 18h13 — em
Amazonas



Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), quinta-feira, para o lançamento da campanha nacional “Mais Mulheres na Política”, organizada pela Bancada Feminina no Congresso Nacional.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher no Senado, esclareceu o porquê de a atual lei da cota de 30% em candidaturas não se mostrar eficaz para alcançar a igualdade de participação entre homens e mulheres: “O sistema eleitoral brasileiro diz apenas que os partidos devem reservar as vagas, mas a punição tem sido extremamente branda para as siglas que não cumprem a cota, ou burlam a previsão legal, apresentando candidaturas só de fachada.” 
 
Para a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Dâmina Pereira, não se trata de uma luta por privilégios mas por igualdade. 

 A atriz Maitê Proença lembrou que é hora de fazer mudanças essenciais na civilização com o olhar feminino: “Para mudanças reais, é preciso a energia feminina na gerência do mundo. Precisamos um número crítico de mulheres na condição de poder e de comando”, afirmou.

A parlamentares ganharam apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assim como de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 23/2015, que garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições, e da PEC nº 24/2015, que indica a presença de uma mulher quando da renovação de dois terços do Senado.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas