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Utilização de recursos em estado de calamidade é explicada pelo TCE Amazonas

Por Portal Do Holanda

08/04/2020 12h09 — em
Amazonas


Nota orienta sobre utilização de recursos públicos durante pandemia - Foto: Divulgação/TCE AM

Manaus/AM - Em nota técnica que visa orientar servidores públicos na utilização de recursos destinados a ser usados no combate ao coronavírus, o TCE Amazonas  mostra aspectos legais que envolvem situações de calamidade, assim como a legislação excepcional que regulamenta o enfrentamento da crise sanitária.

Pontos fundamentais da lei federal n° 13.979/2020, que irá nortear a administração de recursos públicos nesse período, são explicados na respectiva nota. Dentre eles estão os serviços públicos essenciais que funcionarão e a fiscalização dos mesmos; a aquisição de bens e serviços relacionados ao atendimento da situação de emergência e as particularidades dos seus processos de licitação, além da contratação de pessoal temporário para o combate à pandemia.

A lei, que ainda pode ter conteúdo acrescentado por meio de decretos da Presidência da República, terá vigência temporária enquanto durar o estado de emergência, algo que ainda não tem prazo exato definido pelo Ministério da Saúde.

A intenção é que, por meio da nota técnica, o gestor possa ter auxílio nas tomadas de decisões com base nos procedimentos legais, para que não haja um mau gerenciamento dos recursos públicos, segundo explicou o conselheiro-presidente Mario de Mello

Normas explicadas passo a passo

Dentre as normas previstas em lei, que são explicadas na nota técnica estão: a dispensa do atingimento de resultados fiscais; flexibilização da contagem dos prazos de ajuste para o controle da despesa total com pessoal e delimitação da dívida pública; obrigatoriedade do gestor em manter o investimento mínimo em outras obrigações financeiras constitucionais, como a manutenção do ensino e serviços públicos de saúde, entre outras.

Integrante do Comitê do TCE-AM, que acompanha os gastos da administração pública durante a pandemia, o secretário da Secex, Jorge Lobo, afirmou que a Nota Técnica - já enviada aos jurisdicionados e, também, disponibilizada no portal do Tribunal - é a forma pedagógica como o TCE pode apoiar os gestores, neste momento, antes de aplicar qualquer sanção.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: nota técnica, passo a passo, recursos, servidores públicos, situação de calamidade, TCE AM, Amazonas

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