Compartilhe este texto

Unidades móveis para diagnóstico da malária realizam atendimento nesta sexta

Por Portal Do Holanda

19/05/2016 14h11 — em
Amazonas



As unidades móveis para o diagnóstico da malária e leishmaniose prestarão atendimentos na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona Rural de Manaus, a partir desta sexta-feira (20). 

Os laboratórios itinerantes estão equipados com microscópios para a coleta de lâmina e realização do diagnóstico tanto para malária quanto para leischmaniose, doenças que podem ser identificadas com o uso da mesma metodologia de investigação, além de serem refrigeradas e contar com o auxílio de um gerador de energia para possibilitar a oferta do serviço, inclusive em locais em que não há abastecimento de energia.

O incremento das capacidades técnicas do programa municipal de controle tem importância estratégica para Manaus, uma vez que a cidade tem áreas endêmicas, naturalmente favoráveis à presença do mosquito transmissor, que tem como habitat áreas com floresta, rios, altas temperaturas e umidade, o que, aliado à conjuntura socioeconômica de grande parte da população e às expansões e ocupações desordenadas de moradia, propicia maiores riscos de transmissão e aumento na ocorrência de casos da doença.

 

Em 2015, Manaus notificou 8.503 casos de malária, fechando o ano com 54% de aumento de notificações em relação ao ano de 2014, que obteve registro de 5.515 novos casos. Observando esse acréscimo, desde outubro de 2015 a Semsa tem se empenhado nas metas do Plano de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle da Malária em áreas prioritárias por meio do planejamento, monitoramento e avaliação nas zonas Leste, Oeste e Rural do município, a fim de reduzir a incidência de casos de malária em Manaus.

A cidade conta com a maior rede de diagnóstico de malária do Brasil, com 62 unidades preparadas para a realização do exame, incluindo as unidades móveis de diagnóstico. O tratamento é oferecido gratuitamente e entregue ao paciente imediatamente após a confirmação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, diagnóstico, prefeitura, unidade móvel de saúde, Amazonas

+ Amazonas