Compartilhe este texto

Tuberculose terá combate imediato em Manaus

Por Portal Do Holanda

29/08/2014 18h25 — em
Amazonas



A Secretaria Municipal de Saúde   iniciou  o treinamento para a utilização da máquina adquirida para a realização do teste rápido da tuberculose em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Mais de 300 enfermeiros e médicos dos Distritos de Saúde Norte, Sul e Oeste participam do treinamento.

O teste automatizado dinamiza o diagnóstico da Tuberculose com a análise do escarro dos pacientes. Dentro do processo de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, os resultados dos exames saem em 24 horas. “Além da rapidez dos resultados, a análise também indica se o paciente que possui a doença é resistente a algum medicamento. Antes, o resultado da análise de resistência aos medicamentos durava até 40 dias”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão.

A possibilidade de indicar o medicamento correto a ser utilizado aumenta as chances de cura mais rápida da doença, em tratamentos que duram até seis meses. Diagnóstico e indicação de tratamento também ajudam naprevenção da tuberculose.
 

Em 2013, Manaus teve 1850 pacientes diagnosticados com tuberculose. Em 2014, até o mês de junho, foram 930 casos. ”Nós temos a convicção de que com o teste rápido, teremos a chance de prevenir com mais rapidez o avanço da doença, e o resultado do uso da tecnologia vai refletir no número de casos que deve cair gradativamente”, declarou a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Luciane Almeida.

Transmissão

A tuberculose, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é a doença infectocontagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.

O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a primo-infecção ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece.

A partir dos alvéolos, porém, pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios (linfonodos), órgãos de defesa do organismo.

A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.

Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue.  Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, etc.

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar a unidade de Saúde mais próxima de casa, o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

le será conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa onde ficará à disposição da Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas