Compartilhe este texto

Trânsito muda e serviços essenciais serão mantidos no feriado de Corpus Christi

Por Portal Do Holanda

24/05/2016 17h14 — em
Amazonas



Durante  o feriado de Corpus Christi e ponto facultativo, dias 26 e 27 de maio, respectivamente,  serão mantidos os serviços essenciais de saúde por meio da Maternidade Moura Tapajóz (MMT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).

O SAMU também irá manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial interrompem atendimentos nesta quinta-feira, 26, retomando as atividades na próxima segunda-feira, 30 de maio.

Além disso, os 9 (nove) Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e 1 (uma) Unidade de Pronto Atendimento (UPA), permanecem funcionando para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. Os 7 Prontos-Socorros devem receber os casos de maior gravidade. 

Para o atendimento às grávidas, estarão disponíveis 7 (sete) maternidades estaduais, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas. Incluindo a Maternidade Moura Tapajóz.

Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Policlínicas e Fundações de Saúde os serviços não estarão funcionando na quinta e na sexta-feira, dias 26 e 27. O atendimento normal será retomado na segunda-feira, dia 30, a partir das 7h.

As unidades do Programa Farmácia Popular não funcionam no dia de Corpus Christi, dia 26. Mas estarão abertas, normalmente, na sexta-feira, dia 27, das 8h às 18h e, no sábado, dia 28, das 8h às 12h.

Vias do Centro serão interditadas para novo local da missa de Corpus Christi

A partir de meio-dia (12h) desta quinta-feira, 26, a rua Ramos Ferreira será interditada no trecho entre as ruas Tapajós e Ferreira Pena, Centro, para a montagem do palco da missa de Corpus Christi que, neste ano, será realizada em frente à escadaria do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). O trajeto da procissão, que sairá da Praça do Congresso, também foi alterado por conta das obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro.

A missa campal terá início às 15 horas. Após a celebração a procissão vai sair, às 17 horas, da rua Ramos Ferreira (Praça do Congresso) e seguirá pela av. Getúlio Vargas, av. Tarumã até chegar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Praça 14), onde finaliza.

A procissão vai provocar interdições temporárias no trânsito. Após a passagem dos fiéis, as vias são liberadas.

Durante a realização da missa e no deslocamento da procissão, 25 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) farão o controle do trânsito em viaturas, motos e postos fixos para possibilitar a segurança dos fiéis, dos demais usuários das vias e preservar a fluidez de veículos.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Corpus Christi, Manaus, Amazonas

+ Amazonas