Compartilhe este texto

TJAM e CMM discutem criação de cursos a adolescentes infratores

Por Portal Do Holanda

25/04/2015 13h43 — em
Amazonas



Adolescentes participantes do projeto terão idade superior a 16 anos, precisam estar matriculados numa instituição regular de ensino e, no caso dos infratores, que só estejam respondendo a um crime, e, no caso dos acolhidos, que estejam numa unidade acolhedora cadastrada.

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargadora Graça Figueiredo, e a juíza-coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Rebeca Mendonça, receberam o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto, na manhã desta sexta (24), na sede da coordenadoria, no Fórum Henoch Reis, em Manaus. 

Durante a reunião, foi discutida a criação de um projeto para que a Escola do Legislativo da CMM ofereça cursos profissionalizantes para menores acolhidos em abrigos parceiros da Vara da Infância e Juventude Cível e menores infratores envolvidos com a Vara da Infância e Juventude Criminal. 

A ideia é que entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também sejam chamados para contribuir com o projeto.

A previsão inicial é que 20 adolescentes sejam contemplados por mês, a partir do segundo semestre deste ano. Para a desembargadora-presidente, a iniciativa é importante para poder ajudar na recuperação dos menores. 

"Precisamos trabalhar como sociedade no sentido de dar oportunidade às nossas crianças para que elas tenham perspectiva e que não sejam presas fáceis daqueles que só esperam uma oportunidade para desencaminhá-las. O Poder Judiciário não pode abrir mão de fazer todo o necessário para ajudar nossa juventude", afirmou Graça Figueiredo.

Já o vereador Wilker Barreto ressaltou que a Câmara está à disposição para parcerias que resultem numa agenda positiva à sociedade. 

"Daremos o aporte financeiro necessário para contribuir para a formação e reintegração de 120 jovens, que na verdade serão 120 famílias beneficiadas ainda este ano. Vamos procurar as entidades de classe como Fieam (Federação das Indústrias do Amazonas) e CDLM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus) para que essas demandas de qualificação sejam casadas com as de mercado. Vamos treinar os jovens de acordo com aquilo que o mercado necessita. Daremos a este jovem uma segunda oportunidade", explicou Wilker.

De acordo com a juíza Rebeca Mendonça, os adolescentes participantes do projeto terão idade superior a 16 anos, precisam estar matriculados numa instituição regular de ensino e, no caso dos infratores, que só estejam respondendo a um crime, e, no caso dos acolhidos, que estejam numa unidade acolhedora cadastrada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas