Siga o Portal do Holanda

Amazonas

SIDIA Samsung investe em projeto de capacitação para pessoas com deficiência

Publicado

em

O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia lança, nesta sexta-feira (29), 9h, na sede da Fundação Nokia, no Distrito Industrial, um projeto de capacitação técnica e comportamental direcionado a pessoas com deficiência (PCDs), para atuarem nas áreas de telecomunicações e testes de equipamentos. A iniciativa recebe o investimento oriundo da verba de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) que é regido pela Lei de Informática (Lei 8.248/91) e vai contribuir para aumentar a empregabilidade e perspectiva de carreira para esses profissionais.

A Lei nº 8.213, de julho de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, obriga o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários das empresas com pessoas reabilitadas ou com deficiência. Apesar da exigência, muitas empresas encontram dificuldade para encontrar profissionais qualificados para ocuparem algumas vagas específicas. 

Segundo estimativas do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras com Deficiência (Conade) nem 50% das vagas de trabalho que deveriam estar ocupadas por deficientes, pela lei, estão preenchidas. De acordo com a especialista de Recursos Humanos do SIDIA Samsung, Ana Ferreira, esse é um dos maiores problemas enfrentados por pessoas com deficiência, para se inserirem no mercado de trabalho.

“Queremos promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, para que possa ampliar as chances de conseguir uma boa colocação no mercado, concorrer de igual para igual com os demais candidatos e poder crescer profissionalmente, quando conseguirem entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.

O projeto vai capacitar, por um período de 20 meses, o total de 25 PCDs, visando desenvolver competências específicas na área de telecomunicações e testes de software para dispositivos móveis. Assim, poderão trilhar carreira em ambiente profissional da área de tecnologia e inovação, em diversas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente, 10 pessoas com deficiência, que já estão trabalhando no SIDIA, farão parte do projeto.

Para a capacitação, o instituto firmou contrato com a Fundação Nokia, que ficará responsável pela Governança Técnica. Já a Instituição Sister Special fará a Governança Humana em atendimento aos PCDs.

 

Sobre o SIDIA

O SIDIA - Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia é um centro de P&D localizado em Manaus, responsável por implementar soluções inovadoras para o mercado local e global por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Atua em diversas áreas como conectividade para indústria automotiva, soluções educacionais, desenvolvimento e testes de software embarcado para celulares e tablets, desenvolvimento de aplicativos para celulares e SmartTVs, middleware para TV digital, criação de games, entre outras.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Assalto com reféns em loteria na Av. Autaz Mirim [AO VIVO]

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.