Compartilhe este texto

Semsa inspeciona locais com denúncias de serem focos de mosquito

Por Portal Do Holanda

16/01/2016 8h09 — em
Amazonas



Agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visitaram 65 locais denunciados pela população no Disque Saúde (0800-280-8-280) com focos do mosquito Aedes aegypti, na sexta-feira, 15. O objetivo é o combate direto aos criadouros do mosquito, a fim de evitar novos casos de dengue, chinkungunya e o zika vírus.  

Somente no mês de dezembro, a Semsa recebeu 617 reclamações no 0800 e todas estão sendo checadas pelos agentes da Prefeitura de Manaus para eliminação dos focos do mosquito. A chefe do setor de endemias do Distrito de Saúde Sul, Aideleny Freitas,  disse que após as denúncias, a Semsa  colocou equipes na rua para combater ao mosquito. “As equipes têm contado com o apoio do drone para sobrevoar os locais de difícil acesso ou fechados”, contou.

O primeiro estabelecimento comercial vistoriado nesta sexta foi uma pizzaria, localizado na avenida Djalma Batista. Segundo Freitas, o local já havia sido visitado anteriormente por técnicos da Semsa e o proprietário orientado a tomar providências, pois a pizzaria mantinha uma caixa d’água sem tampa. “O local estava fechado durante a visita e foi vistoriado pelo drone, que comprovou que a situação estava regular”, contou.

Os agentes encontraram larvas do Aedes aegypt em uma oficina mecânica, localizada no bairro de Flores. O responsável pela oficina, Patrick Ferreira, após orientações dos técnicos da Semsa, se comprometeu em contribuir para a eliminação das larvas. 



De acordo com Aideleny Freitas, o local será incluído como ‘Ponto Estratégico’ (PE) para monitoramento a cada 15 dias. Na zona Sul, atualmente existem outros 100 pontos estratégicos. População está cooperando

A receptividade da população quanto à atividade de vistoria realizada pelos agentes de saúde nas residências tem se constituído em fator importante para tornar efetiva a ação. "Não temos encontrado dificuldades. Creio que a divulgação que está sendo feita e o receio de contrair, principalmente, o zika vírus, leva a população a cooperar ainda mais", contou o agente de endemias, Gilson Pinto, do Distrito de Saúde Leste.

A declaração do agente de saúde, Gilson Pinto foi comprovada durante visita à residência do pintor, Alberino Silva Teixeira, morador na rua Mascarenhas de Moraes, 316 - Coroado II.

Fotos: Semsa/Tácio Melo

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, chinkungunya, dengue, Manaus, mosquito, prefeitura, Semsa, zika vírus, Amazonas

+ Amazonas