Compartilhe este texto

Semsa confirma 2,3 mil casos de zica vírus em Manaus

Por Portal Do Holanda

07/07/2016 7h11 — em
Manaus



Manaus/Am - Até o momento, Manaus apresenta 5.086 casos suspeitos de zika vírus, dos quais 2.306 foram confirmados e 927 descartados. Outros 1.853 encontram-se sob investigação. Os números fazem parte do 49º Informe Epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Ainda, segundo o documento, entre as mulheres grávidas, que representam um grupo de atenção prioritária, o número de casos suspeitos de zika chega a 996. Deste total, 348 foram confirmados, 497 foram descartados e 151 ainda estão em investigação médica.

Manaus permanece apenas com um caso de microcefalia com relação confirmada com o zika vírus, que é o de um bebê cuja mãe relatou ter adquirido a doença em Boa Vista (RR). Dos demais casos suspeitos registrados pela Secretaria, quatro não têm relação com o zika, quatro foram descartados e dez permanecem em investigação.

A prefeitura mantém, de forma permanente, o monitoramento dos casos de infecção por zika vírus, dengue e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti. Para isso, são verificadas condições de proliferação do mosquito e estabelecidas áreas de atenção prioritária a partir das informações epidemiológicas que incluem o número de casos notificados por área e os resultados do Levantamento do Índice Rápido de Infecção por Aedes aegypti (LIRAa).

“Nosso objetivo é sempre reduzir e, quando possível, eliminar os riscos de transmissão dos vírus e as consequências graves da doença, colocando em prática estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento dos pacientes”, pontuou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto enfatizando que a colaboração da população é fundamental no processo de vigilância.

Até o momento, a Semsa recebeu mais de 5 mil denúncias de focos do mosquito por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280) e mais de 4 mil locais já foram vistoriados. Também já foram montadas aproximadamente 1,7 mil brigadas contra o Aedes, com a participação de 9 mil voluntários, capacitados para o combate ao mosquito em seus locais de moradia e trabalho.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, saúde, zica virus, Manaus

+ Manaus