Compartilhe este texto

Semed dá início às atividades da segunda fase da Jornada Pedagógica 2014

Por Portal Do Holanda

22/07/2014 15h13 — em
Amazonas



erca de 300 profissionais da educação participaram, na segunda-feira da abertura da segunda fase da Jornada Pedagógica ‘Diálogo sobre formação continuada de professores’, com a palestra do professor doutor César Nunes, no Auditório da Prefeitura de Manaus. As atividades se estendem até esta quinta-feira, com oficinas. O encontro visa aprimorar os métodos de ensino dos professores da rede pública de educação de Manaus.

A Jornada Pedagógica é destinada aos formadores educacionais da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), que são os responsáveis por levar formação continuada para os docentes que atuam em sala de aula.

Segundo a chefe da DDPM, Jecicleide Nascimento, esse é o momento em que o formador, que ensina métodos inovadores para os professores, receberá novas instruções para aprimorar os conteúdos ministrados nos cursos de formação continuada.

“Nós sentimos a necessidade de proporcionar aos nossos formadores momentos de estudo, de busca de conhecimento, para que eles também possam melhorar as práticas deles nos encontros de formações continuadas. O objetivo é preparar o formador para que ele possa preparar os professores, para que então a pratica pedagógica seja aprimorada e chegue ao aluno, que é o principal ator da educação”, explicou.
O secretário da Semed, Humberto Michiles, destacou que a Jornada Pedagógica subsidiará ao professor novos conhecimentos, levando formação e motivação para dentro das escolas da Semed.

“Nós estamos investindo na formação continuada porque em uma sala de aula nada substitui o bom professor. E esse bom profissional precisa estar atualizado, ser motivado, para que assim possa dar uma boa aula. A educação está em permanente processo de mudança e o professor precisa acompanhar. A maneira de se fazer isso é por meio do diálogo, como está sendo feito hoje aqui”, observou.
 
Palestra

A Jornada Pedagógica teve início com a palestra do professor doutor César Nunes, onde foram abordadas as mudanças da educação no País. Em sua explanação, ele destacou que o ensino deve ser pautado na humanização do aluno e não somente nas competências e habilidades, como há alguns anos. Foram apresentadas, também, as diretrizes do Plano Nacional de Educação, aprovado recentemente no Congresso Nacional.

“O PNE foi aprovado no dia 25 de junho deste ano. Então, nós vamos apresentar aos professores de Manaus quais são as tendências pedagógicas, as palavras inspiradoras para a educação atual. A palestra serve para apresentar alguns horizontes pedagógicos para os docentes da rede municipal de ensino” disse César Nunes.

A formadora de tecnologia da educação na Semed, Margareth Seixas, acredita que a interação com as novas tendências educacionais são importantes para o aprimoramento das formações continuadas.

“É imprescindível, principalmente para nós, como formadores de tecnologia educacional, que muitas vezes ficamos ligados somente nos recursos tecnológicos que chegam às escolas, como lousas digitais, entendermos as atualidades pedagógicas”, falou.

A diretora da Escola Municipal Dr. João Queiroz, assistiu a palestra e comentou sobre a importância da Jornada Pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

“Palestras com essas pessoas que têm um nível altíssimo de conhecimento pedagógico contribuem muito. A educação precisa ter uma nova roupagem para atender aos alunos no século 21. Temos que aprender a olhar a escola de uma forma diferente. E a Semed vem trazendo conhecimento para os professores com as formações continuadas. Isso estimula o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.
 
 
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas