Compartilhe este texto

Semana estadual alerta para diagnóstico precoce de câncer bucal

Por Portal Do Holanda

27/10/2014 16h40 — em
Amazonas



Inicia nesta quarta-feira a Semana de Saúde Bucal do Amazonas que busca alertar a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Odontologia do  Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Uniodonto Manaus.

O câncer de boca está entre os 18 tipos de neoplasias mais comuns que atingem a população do Amazonas, sobretudo os homens com mais de 50 anos, de acordo com dados no Instituto Nacional de Câncer. Os sintomas da doença podem ser identificados de forma oral, ou seja, vistos pelo próprio paciente ou numa visita de rotina a um cirurgião-dentista.

A abertura oficial da semana será no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas, às 10h, com a participação de cirurgiões-dentistas das redes públicas e particular de Manaus e órgãos de saúde.

A programação ocorrerá entre os dias 29 de outubro a 4 de novembro, sendo que o “Dia D” da semana será realizado no dia 30, quando as unidades de saúde do Estado e município estarão desenvolvendo ações de prevenção e diagnóstico para câncer de boca, com distribuição de material informativo. No município, as atividades se concentram nas Unidades Básicas de Saúde e no Estado, nos Centro de Atenção integral à Melhor Idade.

De acordo com o Coordenador Estadual de Saúde Bucal da Susam, Robson Vidal, os Caimis serão o foco da campanha pelo fato da população idosa ser considerada o público com maior índice de casos registrados. “Todos que serão atendidos nos Caimis passarão por exames de diagnóstico precoce”, disse.

Segundo o presidente do CRO-AM, o cirurgião-dentista João Franco, as ações da semana, além de reunir os profissionais, servirão de alerta para a população em relação a esse tipo de câncer, que tem entre os sintomas, o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. 

Como fatores de risco para a doença, o presidente do CRO-AM destaca ainda o vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool em excesso, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.  

Anualmente, o CRO-AM realiza ações de conscientização sobre a doença, como forma de incentivar para que a população faça o autoexame da boca e consulte um cirurgião-dentista pelo menos uma vez ao ano ou a cada seis meses. “Os sintomas do câncer de boca podem ser identificados pela própria pessoa numa visita de rotina com um cirurgião-dentista. Mas é importante que as pessoas tenham esse hábito de fazer o autoexame sempre”, disse.

Sintomas e fatores de risco

Outros sintomas também podem identificar o problema, como feridas superficiais, com menos de dois centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Ela destaca também a dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas