E eu achava que ia entrevistar um chato. Quebrei a cara

09/06/2013 às 0h00

Meu entrevistado deste domingo é brasileiro, mas também é turco, palestino e até ganso. Tem um senso de humor incrível, é cheiroso, tem várias paixões e falou de todas elas sem que eu  perguntasse, ou seja, é um apaixonado mesmo. Tem paixão por futebol, por carnaval, pelo Garantido, por Nossa Senhora de Aparecida, é botafoguense, nacionalino. É uma pessoa emotiva, quase um EMO, tem 25 anos na carreira política, é o primeiro de 06 filhos - um deles já está no céu ao lado de seu pai. E adora jogar. Joga baralho, dominó, enfim, negócio dele é brincar. Pode convidá-lo,  ele é um super amigo. Eu antes não ia muito com a cara dele, achava ele muito fechado, tímido, mas foi só impressão mesmo. Fiquei apaixonada pelo governador. Sarafa e Dudu não fiquem com ciúmes dele, tá. Conheçam um pouquinho de nosso Governador, o mais votado dos governadores de toda a historia de nosso Estado, chupa!! Bom domingo :)))))) 

Texto-Entrevista: Vivi Cariollano. Fotos Taiane Farias

Algumas pessoas chamam o seu sobrenome de Azize, nossa, acho agoniante.. Você se incomoda?

Não, não. Isso é natural porque o Aziz e o Azize são nomes de descendência árabe não é, as pessoas confundem. E muita gente acha até que sou parente da Beth Azize. Mas não, não somos parentes. Ela foi uma grande política no Estado do Amazonas, ela é uma referencia e eu só tenho a elogiar a Beth.

Tu sabias que algumas pessoas te chamam de Ganso?

Eu sei!!! Olha, vou te dizer uma coisa, o Josué Filho que inventou esse apelido de ganso.

Deu vontade de socar ele?

Não, eu acho que quando você não liga pra um apelido ele não pega. Mas assim, quando vemos coisas que são politicamente incorretas hoje a gente percebe o quanto usamos da imbecilidade nos tempos de escola. O quanto fizemos lá atrás quando a gente era moleque. Tirar onda só porque o coleguinha era negro ou muito magro, canela fina.

E hoje é conhecido como bullying.

No meu tempo não sabíamos o que era isso. De certa forma era uma maneira de fazer os outros rirem e assim ser conhecido na escola. Tinha isso, todo moleque passa por isso.

E tu tens outro apelido que pudesse compartilhar com a gente?

Não, não. A Cristina (Calderaro) me chama de Palestino. Outros apelidos assim, não.

Qual teu signo?

Leão, sou do dia 13 de agosto.

Você uma pessoa romântica?

Olha, pergunta pra Nejmi.

Mas você deixa isso transparecer, sabia?

Olha, eu acho que o leonino é uma pessoa que se apaixona com uma intensidade muito grande. Ele se apaixona por aquilo que faz e se apaixona por pessoas. Então, ele é 8 ou 80, não é?  Faço aniversário no mesmo dia do Fidel (Castro), e acho que o Collor é do dia 12 ou 13 também, não me recordo. Tem algumas personalidades que são de agosto.

Você sempre gostou de política?

Desde quando a gente estudava na Escola Técnica, na década de 70, eu já participava de grêmios estudantis, essas coisas. Quer dizer, é uma forma de fazer política, não é.  Era uma forma de reunir companheiros para discutir algumas questões pontuais da escola. Naquela época você não tinha muita liberdade. Depois, na universidade era muito mais intensivo a coisa, eu fui filiado ao PC do B por muitos anos. Ali já foi um movimento que participamos ativamente na democratização e de algumas lutas Diretas Já, pela Constituinte Livre e Soberana, que até já saiu a Constituinte, mas a Livre e Soberana não. Lutas para eleição direta para reitor que hoje acontece por nossa luta lá atrás, Eleição direta para Diretor de Unidade tanto é que essas lutas todas aconteceram por causa do movimento da democratização, no país, após 1969. E daí começa haver uma abertura política no país e você começa a querer mais. O homem é insatisfeito sempre, ele sempre quer uma coisa a mais. Hoje vivemos numa democracia plena. Hoje você convive com críticas muitas vezes que nem contribuem, nem ajudam a pessoa crescer...

Algumas pessoas criticam só para ferrar com a cabeça da pessoa, não é?

Sim, não acrescenta em nada, mas criticam.

Pois é, só para foder com a vida da outra pessoa. Nossa, que ódio. Você fala palavrões?

Muitos!!

É? Quais?

Muitos, mas eu não vou dizer aqui, não é? Haahahahahaahaha. Olha, dificilmente uma pessoa não fala, mas existem aquelas que não falam e quando chega uma hora aí pessoa explode.

 

 

Você é de se prender muito?

Eu tenho de me policiar. Você se policia muito até porque o cargo que você assume não é seu, ele é representa um Estado, então, por mais que às vezes você não goste, você é uma referencia. Então em alguns momentos preciso me policiar. Você nem sempre pode e deve fazer aquilo que você gostaria de fazer. Não dá mais. Eu sou uma pessoa que sempre curti escolas de samba, sou da Aparecida, eu desfilava na escola, ....

Você não pode mais fazer isso?

Não é que eu não possa, eu não devo, não é..

Só por causa das outras escolas?

Não, eles sabem, todo mundo sabe que sou da Aparecida, eu ajudo todas

E qual é o problema então????

Pessoal da Vitória Régia sabe que sou Aparecida, pessoal do Morro também sabe, pessoal da Sem Compromisso, a Alvorada também, a Balaku-Blaku, a escola do Coroado, Grande Família. Eu ajudei a construir a Grande Família, eu que a coloquei no Grupo Especial. Eu ajudei muitas escolas. E agora estou construindo duas quadras, uma do Reino Unido e outra do Alvorada. Recuperei a quadra da Aparecida, tem que recuperar a quadra da Vitória Régia também que está precisando, necessita de uma reforma. Eu sempre incentivei Boi, Carnaval, Esporte, Futebol. Eu sou nacionalino. E eu não me tornei nacionalino quando me tornei governador, antes de sonhar em ser governador eu já torcia. Então você não pode dizer: ah eu não torço mais. Isso não existe!!! Meu boi é o Garantido. E as pessoas sabem disso, das minhas preferências.

Você sempre declarou as suas afinidades, não é?

Sim, e isso não é desmerecer os outros até porque o Garantido só existe porque o Caprichoso existe. Um não vive sem o outro. Que nem o Nacional que só existe porque existe o Rio Negro, a Aparecida só existe porque existiu a Vitória Régia antes. Ai surgiu Aparecida, depois veio o Reino , veio a Sem Compromisso, a Balaku-Blaku, Alvorada, Grande Família, as escolas que fazem um desfile muito bonito. Não tem uma coisa única. Imagine só uma apresentação do Caprichoso ou só do Garantido.. que valor tem isso? O que move a paixão, e ali é pura paixão, que nem futebol. Futebol é pura paixão.  

Qual é a tua maior paixão?

A minha maior paixão são meus filhos!!!!

São quantos?

Dois. Eu tive a Mayara que faleceu com 17 anos.

Ela faleceu de quê?

Ela teve um problema com 01 aninho e meio, um problema de decomposição dos neurônios. E passou 16 anos vegetativamente. Quem cuidou dela foi minha mãe, então, .............................. ............................ :-/ então, tem coisas que na vida que a pessoa não espera, ninguém está acostumado a enterrar filho, não é...

Ela partiu há quanto tempo?

Ela partiu em 2003, ela faleceu e ....

Você se sentiu uma pouco incapacitado, incompetente, de certa forma por não poder ajudar sua filha?

Não, veja bem. Não é questão de incompetente, a situação dela era muito grave. Eu procurei fazer com que ela tivesse uma qualidade de vida boa, e é isso que estou tentando fazer no Viver Melhor Hoje. Um projeto para portadores de deficiência que eu recupero, reformo a casa, o quarto, o banheiro, eu mobílio porque eu quero dizer àquela família que tem alguém por perto para auxiliá-los, a família não está sozinha. Estou tentando te ajudar. Eu sei que não vou fazer essa pessoa ficar normal, boa, mas quer dizer, enquanto a pessoa estiver entre a gente vamos tentar dar uma qualidade de vida. A gente pelo menos tenta isso. O que eu fiz pela minha filha , sendo que eu tinha condições. E existem pessoas que tem o mesmo problema que tive, mas não tem condições de fazer. Muitas vezes fica sempre com a mãe, a mãe que é a grande heroína desse processo. O homem acha que sai para trabalhar e coloca comida dentro de casa e já está cumprindo seu papel. E não é bem assim, precisamos ter um olhar diferenciado para essas pessoas e eu conheço muitos casos de a mãe estar sozinha. Quer dizer, e muitas têm mais de um filho, sabe, lidam com esse problema, e há o sofrimento intimo delas. Só quem já passou por isso sabe a dor que você sente no coração porque ninguém coloca um filho no mundo para não ser normal. Você quer que a sua criança seja que nem as outras, normais. Você quer que ela possa correr, possa brincar, possa estudar, possa crescer, possa formar uma família e a gente vive em torno disso, não é.

Você tem grandes paixões, tem muitas mulheres especiais na tua vida, tua mãe, sua esposa. Fala um pouquinho de sua mãe.

A minha mãe infelizmente agora está com um problema muito sério, ela teve um problema com aneurisma e está hospitalizada ainda. Minha mãe está hospitalizada desde janeiro, minha sempre foi o esteio. Depois que meu pai faleceu, ela sempre foi o esteio da nossa família. Ela sempre foi uma incentivadora, uma guerreira, uma mulher com 76 anos que tinha um vigor físico muito forte, invejável até.  Eu invejava minha mãe porque achava que ela tinha uma disposição que muitos não tem, eu não tenho.

Ai, você está falando “invejava”, no passado!!!!!!!!!

Nãoooo, me refiro quando ela tinha esse vigor. Infelizmente hoje ela não tem. Eu via na minha mãe a vontade que ela tinha em ajudar, de fazer, de cuidar da casa, de cuidar dos filhos, que muitas pessoas jovens não têm.

Tem muito da Dona Delfina em você?

Todos os filhos têm alguma coisa da mãe, não é? Tem as coisas boas e as coisas também que não boas, não é...

Quais as coisas ruins que você puxou dela?

Eu não vou dizer coisas que a minha mãe tenha de ruim, mas todos nós puxamos algo dos pais e que bom seria se puxássemos só as coisas boas deles, não é... me refiro aos defeitos, que muitas vezes nem comprometem a tua vida. Mas são defeitos, e todos nós temos, cá pra nós, não adianta até porque não existe pessoa perfeita!!!!

É verdade, eu sou chata, sou resmungona, quero aumento...!!!

Até agora a chatice e o resmungona é porque você não tem o aumento. Quando você tiver um aumento você para de resmungar, isso são coisas bem fáceis pra você administrar. E chata eu não sei, não convivo com você, mas quem pode dizer é quem convive pessoalmente com você.

Olha, você está sendo bonzinho comigo, Governador!!!!!!!!

Não é que eu esteja sendo bonzinho, às vezes numa relação a pessoa convive e vive com a outra e ela diz que a pessoa é chata, mas é algo da boca para fora.

E você é chato?

Ah eu acho que sou sim, minha mulher às vezes diz que eu sou!!!! Mas eu sou chato em algumas coisas, assim como eu acho que ela às vezes é chata também. Mas veja bem, na relação a dois todos nós temos que abrir mão de algumas coisas senão nunca vai dá certo a relação. Imagine você impor tudo aquilo que você gosta ... tanto o homem quanto a mulher eles precisam abrir de certas coisas para que eles possam ter uma relação saudável. Mas chato, ninguém é chato 100%.

Até porque a pessoa tem suas qualidades também?!?!?!?!

Tem!!! Por exemplo, há pessoas que são altamente metódicas que se tornam até chatas, mas elas não estão fazendo mal a ninguém. Tem pessoas que são insistentes em alguma coisa, pro bem da gente, e a gente acha que é chatice dela. Não é verdade?

Tipo aqueles cricris que adoram puxar nossa orelha!!!!!!!!!!

Sim, por exemplo, você agora.. eu estava falando em off com você, eu sou fumante, meu filho.....

Olha, você é uma pessoa muito cheirosa, espere só um minutinho tá, daí tem o bafo do cigarro, putz é pra foder, pare já!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hehehehehehehe eu vou parar!!! Eu vou parar pelos meus filhos!!!! Eles não são chatos, viu!? Mas eles me pediram muito.

Como que eles falam?

Papai, isso faz mal!!!!!E é bom porque eles já têm essa consciência que isso é ruim, eu acho legal isso!!!!

Você fuma perto deles?

Não, não.

Mas eles sentem a porra do cheiro do cigarro em você que nem eu estou sentido. E  qual é esse seu perfume?

É o CK, mas eu sempre usei esse perfume!!!!

São quantos cigarros por dia? Ou são maços?? Plmdds :O

É uma carteira de cigarro, .......... é muito cigarro ... vamos mudar de assunto :P

Vamos mudar de asssunto!!! Hahaahahaha. Quem acompanha sua carreira política - eu sempre lhe achei uma pessoa meio tímida. E hoje você faz palhaçadas, aparenta ser uma pessoa bem engraçada, faz todo mundo gargalhar...

Eu acho que é o cargo, haahhahahaa.

Por quê? Só porque ganha melhor?

Não, não!!!! Eu nunca fui tímido, sempre fui muito disciplinado. Antes de me tornar governador, eu fui 15 anos vice. Fui vice prefeito e vice governador.

Você torce pro Vasco? (brincadeira) :D

Não, eu sou botafoguense. Gosto do Botafogo. Mas então, quando você é vice, você precisa se colocar na posição de vice e isso pode parecer que a pessoa é tímida. Mas ela não é tímida, é a tal disciplina. Você tem o titular da pasta que você tem de respeitar. Você não pode querer passar por cima. Mas entre meus amigos eles sabem que sempre fui uma pessoa de brincar muito, eu não me aborreço com brincadeiras que fazem comigo.

Então você gosta ser essa pessoa engraçada, não é?

Olha, há momentos para tudo. Não é toda hora que você é engraçado, tem momento que você conta uma piada engraçada e todos riem, mas você também não pode forçar uma barra. Muitas vezes você está no meio de pessoas que a relação de amizade é uma coisa e a posição do governador é outra. Aí nunca sabe se está agradando por ser governador ou porque eu sou o Omar.

Qual é a parte chata de ser governador?

NENHUMA!!! Se fosse chata ninguém brigava para ser, não tem sacrifício ser governador. Qual é o sacrifício?? Nenhum. E isso já falei em reuniões, por onde andei, pelo interior. Não tem sacrifício ser governador. Eu escutava alguns políticos  - na época que você até comentou que eu era tímido, nos tempos de vice, e agora eu posso falar, ouvia muito dizerem assim pelos interiores do Estado: “Ah, larguei minha família para estar aqui com vocês esse fim de semana!”.  Ora, meu filho, não largue sua família, você não precisa ser candidato a nada. Quem te obriga? Quem obriga alguém ser candidato a governo, não é? Ou para prefeito? A deputado federal, estadual, senador... vereador, ninguém é obrigado a ser!! Você quando é candidato está lá porque você quer. Então quando você quer uma coisa, você não pode se queixar!!!!Você só se queixa daquilo que você é obrigado a fazer quando você não gosta de fazer. Então não tem nada mais prazeroso do que você poder servir às pessoas. E eu sempre digo: “Olha, política eu faço com a cabeça,  não faço com meu fígado e nem com o estômago”. Agora quando estou servindo as pessoas que precisam eu faço com o coração. Há uma diferença muito grande.

Ahnnw que lindo!!!

O Holanda de vez em quando escreve que o Omar é muito paciente. Não. Eu sou uma pessoa que não toma decisões de forma açodada para depois não me arrepender de ter tomado aquela decisão.  Você não pode tomar decisões a partir do momento que você acha que aquilo é certo como se você fosse a única pessoa a fazer parte daquilo. Você precisa ouvir, você precisa conversar, você tem uma responsabilidade que o cargo lhe exige, um cargo que foi lhe dado pela vontade de Deus e pela vontade do povo. Você não pode achar que está acima de Deus e nem da população.

Mas este não é o papel da maioria de teus amiguinhos da política?

É por cada um pensa de uma forma, por isso que nós vivemos numa democracia. Não tem unanimidade. Você pega uma Assembleia tem 24 cabeças lá, alguns são oposição, mas fazem oposição ao governador e não à pessoa de Omar Aziz. Portanto não é algo pessoal, existem as críticas ao governo e isso é normal, nem tudo é perfeito, nós temos procurado fazer um investimento muito forte. E nunca se teve investimento - e eu não quero aqui ser melhor do que ninguém, na Segurança como eu fiz, mas mesmo assim tem problemas, Vivi. Não tem jeito, na Saúde você tem problema. Na Educação, então, quando você tem alguns problemas é lógico que a imprensa noticia, mas eu entendo que não é algo pessoal. E eu prefiro que pessoas que não fazem parte da minha base façam essas criticas construtivas porque isso alerta a gente. Porque às vezes o cara acha que tem uma maioria esmagadora e isso não é verdade.

Será que isso deve ao fato de você ter sido vice por muito tempo, portanto aprendeu?

Não, são princípios que já carrego comigo desde o Movimento Estudantil, época em que você precisava discutir com forças políticas antagônicas e uma vírgula na hora de redigir um documento era debate para 02 horas. Então isso tudo fez com que nós pudéssemos ao longo do tempo administrar com tranquilidade, exercendo na prática.

Percebo que você é uma pessoa bem humildade, você teve uma infância sofrida?

Não é uma questão de ser sofrida porque nunca nos faltou comida, meu pai era comerciante, foi um homem que trabalhou muito. Mas nós sofremos muito em 1970, na cidade que eu morava morreram 70 mil pessoas, nós perdemos tudo no terremoto do Peru. E de lá nós viemos para Manaus em 71, eu tinha 11 ou 12 anos de idade. Eu estudei meu primário todo no Peru e quando mudamos para cá eu não falava nem o português direito. Só falava espanhol porque quando criança você aprende e esquece a língua. Meu pai, ele apesar de ter 05 filhos brasileiros e ser casado com uma mulher brasileira, ele não teve autorização para entrar no país. O governo não deixou. Ele precisou entrar em escondido, pela Venezuela, para ficar conosco aqui. Nós passamos por alguns momentos difíceis e o momento mais difícil foi a perda de um irmão que morreu num acidente de moto. Isso abalou nossa família toda, em Manaus, isso foi em 1982. Já passei por muitos momentos de dificuldade, mas não só eu, muitas pessoas passam igualmente.

Você chora?

Eu sou emotivo.

Já percebi várias vezes que seus olhos lacrimejaram!!!!! (Neste momento prefeito Artur adentra o ambiente e o governador o cumprimenta e a gente começa ri). Omar, fale para o leitor da coluna, você está me recebendo no seu escritório?

É uma casa que uso como escritório, hoje já recebi vários prefeitos aqui, estou te recebendo e vou ter uma conversa com o prefeito de Manaus também porque já estava agendada essa nossa conversa.

Além de engraçado já percebi que você é humilde e o fato de gostar de jogar baralho será que ajuda na tua posição?

Ajuda, eu gosto de jogar baralho, dominó, bingo, o que tiver eu gosto. Eu sou um ser humano, eu brinco sem comprometer a saúde e nem financeiramente, é lógico.

Você bebe umas?

Às vezes, de vez em quando sim, gosto de cerveja e whisky, e eu não bebo vinho.

Já tentaram puxar muito seu tapete? Fala a verdade.

Lógico, nesse meio existe muito isso....

São quantos anos de carreira?

Minha primeira eleição foi em 88 quando disputei para vereador, já ganhei e perdi eleições também. Em 88 não ganhei eleição, eu fui suplente depois assumi. Em 90 eu perdi a eleição para deputado estadual e aí em 92 eu fui o vereador mais votado, em 94 fui deputado estadual mais votado. Quer dizer, eu oscilo entre o 8 e/ou 80. Olhe só, em 2008 fui candidato a prefeito, tive 17% dos votos, aí em 2010 fui candidato a governo e tive 64% dos votos aqui em Manaus. Vai entender, por isso que digo que o destino da gente que é político sempre está nas mãos de Deus e também na vontade do povo. Não adianta, pode fazer o que quiser, mas só a população vai te fazer o preferido dela. Tudo tem seu momento, política é momento.

Já que você falou em Deus, como é tua relação com Ele?

Muito boa!!!!! E só o que Ele tem feito por mim, eu agradeço todos os dias. Deus surpreende a gente, às vezes Ele tira e depois te dá algo em dobro, Ele nunca fecha uma porta, Ele deixa uma fresta aberta. Isso aconteceu comigo. Eu pedi uma filha e depois Ele me deu dois filhos maravilhosos. Quer dizer, é uma coisa muito boa. Eu perco uma eleição que não vou nem para o segundo turno e depois Ele me concede a vitória numa eleição consagradora em que fui o governador com a maior votação na história do Amazonas. Ele nunca faz as coisas para te prejudicar de forma alguma. E você precisa procurar também por onde conseguir as coisas com Ele.

Tu és devoto de algum santo?

Nossa Senhora de Aparecida. A minha mãe é devota Dela e desde criança nós somos também. Tenho o terço de Nossa Senhora de Aparecida na minha cama, sempre teve.

Verdade que você tem medo de avião?

MUITO!!!!!

E quando você chegar ao senado, você vai de barco pra lá? kkkkkkkk

Não, não. Eu viajo agora o Alto Solimões, fico quinta sexta sábado e domingo, serão 19 municípios em 4 dias, eu saio daqui no jato e em 1h50 chego em Tabatinga. Eu viajo, mas tenho muito medo, quem não tem????

Eu não tenho!!!  U-U

Ahhhh, tá bom!!!!

Você toma algum comprimido?

Nãoo, não. As minhas mãos suam muito!!! Pego na mão da minha mulher e ela diz que tá suando muito. Mas não é calor, não. É medo mesmo!!!!

Ela é um braço direito fortíssimo, não é?

Sim, ela é um braço direito sim, ela é uma pessoa que tem uma coisa diferenciada. A Nejmi faz essas coisas porque ela gosta de fazer, não é nada forçado.

Você fica com ciúmes?

De jeito nenhum, é ela que tem de mim!!!!

Olhaaaaa, ela não está aqui para se defender. Ela é que tem ciúmes, é?

Tem sim, lógico. Hahahahahaha. Eu que brinco muito com isso, as pessoas chegam perto de mim, as jovens senhoras querem tirar foto comigo, é normal isso.

Você é muito assediado????????

Não, não. Querem tirar muitas fotos de mim, ai eu digo assim: “OOÓlha, minha mulher está ali, ela está com ciúmes.”. Daí ela vai à loucura, hahaahahahhahahaha. Mas é uma brincadeira, brincadeira sadia :p

Você namorou muito??? A Nejmi é sua esposa número qual????

Ela é a terceira esposa!!!!!

Então você namorou bastante, não precisa mais nem responder. Ahhahahahahah

Eu só namorei com essas 03!!!

Como que é a rotina de um governador ?

Ele não tem, ele não tem vontade própria. Tem uma agenda que ele cumpre. Eu ando com poucas pessoas, na época do Gilberto ele andava com motorista, ele ia no banco detrás. Hoje em dia não existe mais essa formalidade toda, eu ando ao lado do meu. Com Amazonino já era assim, com Eduardo também, hoje já não existe tanta a presença dos batedores, aquela coisa toda, no Amazonas não tem mais isso.

Quais são seus projetos futuros dentro da política?

Fazer um grande governo, terminar as obras. Agora mesmo tive uma notícia ótima, foi liberado 740 milhões Proinfa, dos quais 550 milhões irão para o interior do Estado. Você não tem noção do quanto fiquei feliz hoje de manhã quando recebi a notícia. Agora irei para o Alto Solimões serão mais de 200 milhões de obras, eu sei o quanto isso é importante, quanto cada obra gera de empregos, gera de oportunidades para as pessoas. Nos próximos dois três meses, acredito, o Proama começa a funcionar, colocando água na casa das pessoas. Hoje eu e Artur estamos muito empenhados nisso, pois não existe mais razão de faltar água na cidade. Vejo a vontade nossa de querer resolver isso o mais rápido possível. Tem a Copa do Mundo, hoje tivemos uma reunião sobre a arena também, semana que vem já começa a levantar toda a cobertura. Segunda-feira uma equipe nossa teve em Parintins. O Bumbódromo está muito lindo. Vamos ter uma grande inauguração do Bumbódromo.

Você está realizado, não é?

Eu acho que estou fazendo por onde, passamos aí um ano dois anos trazendo recursos, então hoje somando todas as obras ultrapassa 6,5 bilhões. Só neste momento estamos construindo 20 escolas de tempo integral no interior. Dia 09 (julho ou agosto) vamos vacinar todas as crianças de 11 12 13 14 anos, mulheres do Estado todinho com a vacina do HPV. Uma vacina que combate o câncer de colo do útero, a prefeitura cumprindo a função em âmbito municipal e o governo levando as vacinas para todo o interior. Tem também todos os professores do Estado que vão receber tablet e alunos do terceiro ano que também vão receber um tablet. Vamos entregar agora. Os jornais noticiaram – só, tirando a Educação, o reajuste de 143 milhões no salário dos professores. Tanto prefeitura quanto governo daremos 6,31% e mais um diferencial no final do ano. As perdas que eles tiveram serão repostas dessa forma.  Nós estamos tentando, fazendo esse esforço para darmos uma qualidade melhor aos nossos servidores, pois é através deles que nós podemos servir à população.  Não dá para fazer um governo isolado da Saúde Pública, da Segurança, da Educação, dos outros segmentos que estão dentro do governo porque o objetivo de qualquer governador, de qualquer gestor é que esses benefícios possam chegar até à pessoa, que chegue à população, principalmente para àquela pessoa que mais necessita.  

Agora deixe uma mensagem para os seus eleitores que terão acesso à sua entrevista.

Não seria para os eleitores, mas para os amazonenses e principalmente aos que acompanham o Portal do Holanda que tem um acesso muito grande e isso é muita responsabilidade. Pois quanto mais acesso você tem, maior é a sua responsabilidade em informar. E falando em internet o que eu não legal é que algumas pessoas usam esses meios para jogar a culpa nos outros de todos os problemas que elas têm. Daí falam aquilo que não devem falar, não acho legal a pessoa perder tempo atacando os outros, falar certas coisas, isso não dá para admitir. Outro dia o Amazonino teve um problema no coração, ele foi operado, eu li uma matéria e depois vi nos comentários que uma pessoa escreveu: “Tomara que ele morra!!!”. Isso é uma coisa que não cabe no coração de uma pessoa que acredita em Deus, de uma pessoa cristã. Não dá pra entender que uma pessoa se presta a fazer isso!!!! Por mais que você tenha divergências, por mais que você não goste dessa pessoa, mas daí querer a morte dessa pessoa pra mim isso não é legal.

Você gosta muito dele ne, do Negaum???

GOSTO!!! Gosto muito dele!!!!!

O quê que ele representa pra ti????

Muita coisa!!!!! O Amazonino foi muito importante na vida de muita gente. Não só da minha, não. Foi importante na vida do Eduardo, foi importante na vida do Alfredo Nascimento, políticos que tiveram ascensão aqui.  O Amazonino tem de ser respeitado!!!!

Tu não viraste as costas pra ele, não é?

Não. Inclusive vou te dar em primeira mão, quero fazer uma grande homenagem para o Amazonino em Parintins, estamos reformando o Bumbódromo e foi ele quem constriu. Pedi para colocar o nome dele com um destaque muito grande. Pois o Bumbódromo tem o nome dele. Quero fazer uma placa especial pra ele. E espero que ele vá para ser homenageado por mim. Porque esse tipo de homenagem a gente tem de fazer de público. Porque eu venho falo mal de ti em público e depois vou te pedir desculpas sem ninguém saber, calado. Independente do rumo que ele tomar na carreira dele política ele deve ser respeitado por que ele deixou um legado muito grande aqui. Ele deixou o legado da UEA, hoje se temos Festival de Parintins e se ele é o que é foi porque o Amazonino que iniciou lá atrás. Uma série de eventos e festivais que acontecem no Teatro Amazonas, foi ele que criou também.  Ele que trouxe uma escola para criar a Filarmônica do Amazonas. Não podemos esquecer, pois tem coisas muito importantes que foram criadas através dele e não dá para esquecermos dessas coisas.  Se ele foi bom ou não prefeito, o povo já julgou. Temos que dar continuidade ao legado dele.  

Então você aprendeu muita coisa com ele, verdade?

Mas a importância de você chegar ao governo, chegar à prefeitura, é você ter tido um conhecimento durante a vida. Ninguém chega numa posição dessas sem ter conhecimento mínimo. É o que eu digo para todo mundo: “Uma semana de governo representa um mês de conhecimento, um mês é um ano e um ano representa 04 anos de conhecimento”. Você não tem noção - do dia que eu assumi até hoje, o quanto você aprende, você comete erros que mais tarde não vai mais cometer. Todos nós somos assim. Na tua própria profissão, no dia que você disse: “Eu quero apresentar um programa”. Se você pegar o primeiro programa que você apresentou e fizer uma comparação com o programa que você está apresentando hoje vai perceber a diferença que tem. Do primeiro dia para o hoje você vai até se questionar e dizer: “Olha que ridículo!”.

Tenebroso, é isso mesmo.

Mas é isso mesmo, você se faz a autocrítica. Eu faço isso, o processo é dinâmico. Não pode e nem tem como achar que você é o dono da verdade. E achar que sua opinião pode ser imposta só porque você é o governador.

Então, a gente pode esperar o Omar no Senado?

Olha, eu não pensei nisso ainda, muito pelo contrário. Mas as pessoas me perguntam sobre senado.

Você nunca pensou? Que mentira!!!!!!

Não, não. Pensar eu penso!!!  Mas é que hoje estou focado em pelo menos inaugurar as obras que iniciei ou deixar grande parte em delas andamento. Eu não tenho como, por exemplo, inaugurar o Manuel Urbano, o dinheiro já está em caixa, a obra já está andando. Eu passei quase 3 meses para resolver o problema do Ifam, mas inauguro partes  da Manoel Urbano. Uma estrada importantíssima no desenvolvimento de Novo Airão, Manacapuru, Iranduba. Não tenho como inaugurar toda a Avenida das Torres, que são a segunda a terceira e quarta etapa, mas parte dela eu deixo pronta. Estou no momento fazendo 06 núcleos da UEA no interior. Você chega no interior e pergunta se o povo quer que você asfalte a rua, se quer que você faça um campo de futebol, ginásio coberto, se quer estrada ou núcleo da UEA, todos querem UEA. Pra você ver como a importância que o povo do interior dá para a Educação. É um novo pensamento, as pessoas querem hoje ter a oportunidade de ir para uma universidade. E eles sabem que só terão essa oportunidade se for através da UEA. E as escolas de Tempo Integral em Tabatinga, Benjamim Constant, nós damos de 10 a zero em qualquer escola particular.  

(E nesse momento o papo se estende a ponto de ter a interferência do prefeito Artur Neto, pois ao falar de escolas, citei as filas que as mães enfrentam e acabou que chegamos em delegacia.  O governador já foi secretário de Segurança Pública e ele praticamente morava nas delegacias, e também já foi preso várias vezes na época do Movimento Estudantil, mas apanhar mesmo só de sua mãe, ela tinha uma mangueira. Todos riem muito. E há uma confusão porque ninguém entende ninguém e o governador começa a falar de seus irmãos e cita o Amin, achei muito fofo. O áudio estará disponível, fique à vontade para ouvir e rir junto com a gente!!!!).

Agora deixe uma mensagem pra meeeeem, é a primeira vez que lhe entrevisto e está sendo muito importante pois estou completando 2 meses e 10 dias no Portal !!!!!!

Vivi, eu lhe desejo muita sorte, que você continue tendo essa espontaneidade, não é fácil entrevistar. Você quando entrevista alguém precisa pegar alguns pontos do entrevistado para fazer fluir a conversa. E você fez isso muito bem, você tem uma ou tr6es perguntas chaves e ao longo da conversa você precisa extrair o máximo de quem está entrevistado. Você como entrevistadora está de parabéns, é melhor do que o proprietário do Portal.  Só espero que ele não fique com ciúmes e te demita.

HAHAHAHAHAH adorei, por favor, pare de fumar, você é muito cheiroso e o cigarro ofusca o teu perfume, caraleo!!!!!!!!!!

Tá certo, vou deixar hahahahaha. E tira essa última parte!!!

Show de bola, adorei demais, ele se referiu ao palavrão, 

Pois é, achei que só o Serafim me encantasse, mas o Omar também conseguiu e eu achando que iria entrevistar um chato. Quebrei a cara. 

Vlw, Ganso. Vc é muito cheiroso. Para de fumar!!!!!!

Beijos na Nejmi e na Johara <3 <3 <3 

 

 



Curta o Portal no Face