Compartilhe este texto

Governo decreta situação de emergência em 12 municípios

Por Portal Do Holanda

13/10/2015 10h00 — em
Amazonas



Manaus/AM - Na manhã desta terça-feira (13) foi realizada uma reunião para discutir ações emergenciais de prevenção às queimadas e incêndios florestais no interior e capital do Amazonas. O encontro aconteceu no auditório da sede do governo, situado na avenida Brasil, bairro Compensa II, zona Oeste de Manaus.

Durante a reunião, o governador do Estado, José Melo (Pros), decretou situação de emergência para 12 municípios, incluindo Manaus. 

A medida foi tomada em função dos efeitos climáticos, como a baixa pluviosidade e as queimadas. A assinatura do decreto contou com a presença do prefeito de Manaus, Artur Neto, e dos demais 11 municípios afetados pela medida. Na ocasião, também foi apresentado o Plano Estratégico e as Ações Emergenciais de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais. O decreto de Situação de Emergência tem como base o parecer técnico elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Defesa Civil do Estado, considerando, entre outros fatores, “os eventos climatológicos de larga escala que teve como efeito negativo a redução significativa da precipitação pluviométrica na região Amazônica”.

 As Ações Emergenciais de Prevenção e Controle a Queimadas e Incêndios Florestais vêm sendo realizadas pelo Grupo Estratégico instalado no Estado. Entre as estratégias de prevenção estão a Criação do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, formado pela Sema, Batalhão Ambiental, Bombeiros, Defesa Civil e as prefeituras municipais, bem como a implantação da Sala de Situação de Controle e Monitoramento Ambiental, ambos funcionando na sede da Sema.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas