Compartilhe este texto

Profissionais de saúde alertam sobre formas de contágio da meningite

Por Portal Do Holanda

10/09/2014 18h33 — em
Amazonas



Manaus/Am - Depois de tranquilizar pais, professores e alunos do Ensino Infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (Sesc), relatando que todas as medidas preventivas foram tomadas para não haver riscos dos pequenos adquirirem meningite devido ao óbito do estudante de 6 anos pela doença, no último dia 5, profissionais do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltaram nesta quarta-feira (10) ao estabelecimento para conversar com pais e alunos do Ensino Médio. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais ministraram palestra e tranquilizaram os estudantes, assegurando que todos os protocolos de prevenção da doença foram tomados.

 

A equipe também alertou sobre as formas de contágio, cuidados, principais sintomas e esclareceu também que não é verídica a informação de que outros alunos do Sesc estariam também com meningite, como está sendo veiculado em redes sociais na internet. “O caso foi isolado e tomamos todas as medidas para que houvesse o bloqueio da doença. Todos os alunos que conviviam diretamente com o menor, assim como os professores fizeram a quimioprofilaxia, para evitar que a doença fosse instalada”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Angélica Tavares.

 

A diretora da Unidade de Ensino Médico do Sesc, Luana Aguiar, disse que apesar de os alunos maiores não terem tido contato com o estudante de seis anos, eles ficaram com medo da doença ser contagiosa. “Essa palestra é importante, porque esclarece que não é dessa forma que se adquire meningite, e sim, no contato direto com a pessoa. Estamos tranquilizando os pais e estudantes para que possamos voltar às nossas atividades normais”, afirmou.

 

A aluna do 9º ano, Maria Everlany, de 14 anos, aproveitou a presença dos profissionais da Semsa e tirou todas as dúvidas. “Eu queria saber como se pegava, como transmitia e consegui tirar todas as minhas dúvidas e não estou mais preocupada, com medo de pegar a doença”, contou.

O secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, disse que não há riscos de Manaus ter epidemia de meningite e que o número de casos está dentro do perfil epidemiológico.  Segundo ele, Manaus teve redução de 71% de óbitos por meningite em 2014 em relação ao período de janeiro a agosto de 2013. No ano passado, a Semsa registrou 124 casos de meningite bacteriana e viral em Manaus no período de janeiro a agosto, dos quais 14 culminaram em óbitos. “Os números de 2014 apresentam uma redução de 42% de incidência da doença, ou seja, até agora foram registrados 71 casos com quatro mortes confirmadas. Graças ao trabalho de bloqueio logo que a doença é detectada, o número de casos está reduzindo”, afirmou.

Sobre a Meningite

 

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas