Compartilhe este texto

Primeiro transplante de rim na rede pública será realizado em breve, afirma Susam

Por Portal Do Holanda

26/07/2016 12h51 — em
Amazonas



Manaus/AM - O Ministério da Saúde (MS) dará prioridade ao processo de habilitação da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) para realização de transplantes de rim. 

Segundo Pedro Elias, pesa a favor da FHAJ e contribui para que o processo corra mais rápido, o fato de a unidade já estar habilitada junto ao MS, para realização de transplante de fígado, que é mais complexo. A expectativa, diz ele, é que no máximo daqui a três meses o Amazonas possa realizar o primeiro transplante de rim da rede pública de saúde.

Uma das exigências para credenciamento da unidade é a capacitação dos profissionais do hospital – médicos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Esse treinamento, conforme explicou Pedro Elias, será realizado pela equipe de Hepato do Hospital Bandeirantes, de São Paulo, responsável por realizar transplantes de rins naquele estado e no Acre. De acordo com Pedro Elias, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) realizará a etapa de capacitação também em agosto.

Os transplantes de rim, no Amazonas, são realizados pelo Hospital Santa Júlia, da rede privada, unidade credenciada pelo SUS. No ano passado, o hospital realizou 13 cirurgias do tipo.

Desde o início deste ano, a Susam vem preparando o Hospital Adriano Jorge para ser referência no atendimento aos pacientes renais crônicos, com a oferta de hemodiálise e realização de transplantes. Com as adequações feitas na estrutura do hospital, o Adriano Jorge já tem capacidade para receber 97 pacientes para realização de hemodiálise. A expectativa é que até o final do ano tenha condições de atender 300 pacientes, tornando-se o maior centro de diálise do estado.

Além da FHAJ e do Hospital Santa Júlia, a Susam mantém convênio, para o serviço de hemodiálise, com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e mais três clínicas privadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, hospital, Manaus, Amazonas

+ Amazonas