Compartilhe este texto

Prefeitura e TRE-AM e o decreto que dá gratuidade no transporte coletivo nas Eleições 2014

Por Portal Do Holanda

14/07/2014 15h33 — em
Amazonas



O prefeito de Manaus, Arthur Neto, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), desembargadora Socorro Guedes, assinaram, o decreto que autoriza a gratuidade do transporte coletivo para as eleições deste ano. De acordo com o documento, o serviço ficará disponível aos eleitores das 4h até a meia-noite do dia 5 de outubro, 1º turno das eleições. Se houver 2º turno, a gratuidade também passará a valer.

Para o prefeito, o decreto dará mais conforto aos eleitores e prevenirá atos ilícitos. “Sempre houve a gratuidade, mas ela começava horas antes da abertura da votação e era suspensa, logo após o término. Então, estou garantindo das 4h da manhã até a meia-noite, o que dá conforto aos eleitores e evita qualquer tipo de tentativa de captação ilícita de votos por meio do transporte de eleitores”, afirmou.

A presidente do TRE, desembargadora Socorro Guedes, informou que a gratuidade do transporte coletivo em dias de eleições já funciona há dez anos. De acordo com ela, esse é um empenho conjunto que garante parte do sucesso nas eleições. “Esse é um passo importante e é a certeza de que o eleitor vai poder sair de sua casa com comodidade e com transporte suficiente para chegar até sua seção eleitoral. Essa é a garantia de que eleitor exercerá seu direito soberano de votar e realizar a mudança natural que sempre ocorre em cada eleição”, frisou.

Fiscalização

De acordo com o diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, nas eleições de 2012, 1.143 eleitores utilizaram o serviço de transporte público. Este ano, ele acredita que este número pode aumentar e para garantir que o funcionamento de todas as linhas de coletivo, a prefeitura vai fiscalizar a saída dos carros nas garagens das empresas.

“Será um dia onde o volume de passageiros será superior ao dia útil, porque é gratuito. Para garantirmos toda a funcionalidade do serviço, vamos precisar da frota total circulando na cidade e para que isso ocorra estaremos fiscalizando desde o início dos trabalhos até seu encerramento”, garantiu.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas