Compartilhe este texto

Para dirigente da FAS, adesão do caboclo à sustentabilidade é problema

Por Portal Do Holanda

24/03/2014 14h53 — em
Amazonas



O vereador Luis Mitoso (PSD) propôs nesta segunda-feira (24), moção de repúdio ao superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Maurício Viana, pelas declarações dadas durante o lançamento da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN), evento internacional realizado no Tropical Hotel, em Manaus, no dia 18 de março de 2014, em que conforme o parlamentar, o dirigente afirmou, de forma presunçosa, que o maior desafio para assegurar a sustentabilidade na Amazônia é o de conquistar os amazônidas para a agenda do desenvolvimento sustentável.

Em sua justificativa, Mitoso afirmou que “ao se posicionar de forma soberba, Virgílio Viana desmereceu e mergulhou num pragmatismo, sepultando todas as fundamentações científicas e comprovadas de que é o amazônida, o caboclo, o ribeirinho quem detém o conhecimento verdadeiro em torno da preservação da floresta e de toda sua biodiversidade, conhecimento esse passado de geração em geração. É o amazônida quem está na ponta desse processo, é o verdadeiro protagonista do desenvolvimento sustentável”.   

Mitoso classificou como pretensiosas e medíocres as declarações de Virgílio Viana. O vereador destacou ainda que a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) também reagiu às declarações de Virgílio e lembrou que a Casa já estuda a possibilidade de o dirigente da FAS ser convocado a prestar esclarecimentos a respeito das declarações feitas por ele em relação ao amazonense. “Na opinião do deputado estadual Sinésio Campos, líder do governo, Viana foi preconceituoso em relação ao ‘caboclo amazonense’.

Conservação da floresta pelo amazônida não é reconhecida

Os parlamentares Orlando Cidade (PTN) e José Ricardo Wendling do PT também concordaram com a convocação de Virgílio Viana para que o mesmo possa também esclarecer questões referentes ao crédito de carbono e o que a Fundação de fato tem feito pelo Estado do Amazonas”, lembrou Mitoso.

No texto da moção, o vereador informou que estará solicitando informações e cobrando providências ao Ministério Público Estadual, no sentido de informar à população como tem sido aplicado o dinheiro da FAS; ao Ministério da Justiça, para que encaminhe à CMM relatório circunstanciado dos serviços que houver prestado à coletividade desde 2013, devidamente acompanhado do demonstrativo da receita e da despesa, conforme estabelecido na portaria 3.098 de 26 de setembro de 2013 do Ministério da Justiça, que trata da declaração de utilidade pública federal à FAS.

Segundo Mitoso, a presidência do banco Bradesco também será notificada para que apresente um relatório das despesas e aplicações do Fundo dos últimos sete anos.

Dos 41 vereadores, 39 assinaram a moção de repúdio. Somente os vereadores Isaac Tayah (PSD) e Carlos Alberto (PRB) não apoiaram a iniciativa.

Ao tomar conhecimento da iniciativa de Mitoso, o vereador Plínio Valério (PSDB) fez questão de anunciar que também apoia a moção de repúdio a Viana. “No meu entendimento acho que ele (Virgílio) não merecia nem ser alvo de moção já que não tem capacidade nenhuma para exercer a função que ocupa. Assino a moção até porque é o vereador Mitoso quem está propondo”, disse Plínio.

Foto: Eustáquio Libório


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, amazônida, problema, Virgílio Viana, Amazonas

+ Amazonas