Compartilhe este texto

Órgãos reforçam fiscalização para coibir trabalho infantil na Copa

Por Portal Do Holanda

24/04/2014 15h59 — em
Amazonas



Segundo dados do IBGE, Manaus tem cerca de 51.600 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, na faixa etária de 5 a 17 anos

Todas as áreas de grande concentração de pessoas durante os jogos e eventos da Copa do Mundo em Manaus, em junho deste ano, terão fiscalização reforçada para coibir a exploração do trabalho infantil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 24, durante encontro com órgãos do município e Estado, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para discutir o combate ao trabalho de crianças e adolescentes durante o mundial.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, o governo do Estado está alinhado com a Prefeitura de Manaus para a fiscalização e coibição da exploração e do trabalho infantil. “Neste trabalho a sociedade e a segurança pública são os grandes parceiros para o controle da exploração de crianças e adolescentes em nossa cidade. Assim poderemos garantir que a Copa do Mundo trará legados para o Estado”, afirmou.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadora Therezinha Ruiz (DEM), coordenadora do encontro, destacou que o combate ao trabalho infantil é algo que precisa ser constantemente trabalhado, pois segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012, Manaus tem cerca de 51.600 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, na faixa etária de 5 a 17 anos.  Em todo Amazonas esse número alcança 86 mil crianças.

De acordo com a vereadora professora Therezinha Ruiz, o encontro foi realizado para saber quais as ações que estão sendo colocadas em prática para erradicar o trabalho infantil no Estado e principalmente em Manaus, que concentra 60% dos casos identificados.  “É um trabalho contínuo para evitar que crianças estejam envolvidas com trabalho infantil, um dos principais causas do abandono escolar”, disse a vereadora.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política, Amazonas

+ Amazonas