Compartilhe este texto

Município treina equipes para enfrentar ameaças nas Olimpíadas de 2016

Por Portal Do Holanda

03/10/2015 9h44 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus terá profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) participando, no período de 5 a 9 de outubro, do curso de capacitação de defesa para ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN) – Rio 2016, realizado pelo Ministério da Saúde (MS), pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Força Nacional do SUS (FNSUS), no Rio de Janeiro. A capacitação está preparando equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atuarem nas Olimpíadas de 2016.



O curso visa promover um plano de contingência para as cidades-sede e já capacitou aproximadamente 50 profissionais das áreas de vigilância e assistência em saúde dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Os profissionais participarão de uma série de palestras e simulações de perigo durante a programação. O treinamento será realizado em três edições, cada uma composta por dois módulos: um módulo geral, com noções para respostas em saúde a incidentes QBRN. Cada edição do curso contará com dez profissionais de todas as sedes dos jogos, totalizando 30 profissionais capacitados em cada uma, sendo 15 servidores estaduais e 15 do município. 

O secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto, afirma que a meta é garantir assistência à saúde dos torcedores. “O treinamento tem o objetivo de nortear a atuação dos profissionais de saúde na defesa química, biológica, radiológica e nuclear no território brasileiro. A meta é garantir assistência à saúde de todos os torcedores, brasileiros e estrangeiros”, explicou.

Fotos: Divulgação/Semsa

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas