Compartilhe este texto

Manaus assina acordo para reduzir emissões de gases de efeito estufa

Por Portal Do Holanda

25/11/2015 9h37 — em
Amazonas



O prefeito Arthur Virgilio Neto aderiu ao Compacto de Prefeitos, a maior coalizão global de líderes locais comprometidos em reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), tornando-se um dos 37 prefeitos brasileiros a integrar esse grupo. O Compacto de Prefeitos visa promover a adaptação e o aumento da resiliência das cidades às mudanças climáticas, por meio de projetos e programas que podem contar com financiamento internacional para atingir os avanços esperados.

A adesão ao Compacto foi feita na quarta-feira, dia 18, quando o prefeito encaminhou ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade a carta de adesão com a sua assinatura. A formalização das adesões foi feita durante o evento ‘Fórum Vida Urbana: Reflexões sobre o Futuro das Cidades’, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nos últimos dias 17 e 18 de novembro.

De acordo com o prefeito de Manaus, nada mais natural que Manaus também faça parte deste Compacto e colabore da forma que for necessário para o enfretamento do problema, preocupante em todo o mundo. Todos os itens propostos pela carta serão seguidos por Manaus, como preparar inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), planos para gerir eficazmente a mitigação e adaptação às mudanças climáticas dentro de 3 anos ou menos e metas para redução de emissão de gases.

“Estamos na Amazônia. Queremos fazer parte desta ofensiva. Sabemos que recentemente passamos por problemas de queimadas no Amazonas. Mas, mesmo assim, ainda estamos no Estado mais preservado do País. Faremos o que for possível e dentro do esforço das cidades brasileiras que aderiram ao pacto”, afirmou Arthur Neto.
Objetivo do Compacto de Prefeitos

O Compacto de Prefeitos é uma iniciativa histórica, lançada na Cúpula Climática das Nações Unidas, em setembro de 2014, como uma resposta das cidades ao chamado do secretário geral da ONU por ações de todos os atores para manter o aumento médio das temperaturas globais abaixo do teto de 2 graus Celsius até o fim do século. Liderado pelas redes globais de cidades C40  Cities Climate Leadership Group, CGLU e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, é apoiada pelo enviado especial para cidades e mudanças climáticas do Secretário Geral da ONU, Michael Bloomberg e pelo ONU Habitat.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas