Compartilhe este texto

​Manauaras vão às urnas escolher conselheiros tutelares neste domingo

Por Portal Do Holanda

01/10/2015 20h02 — em
Amazonas



Acontece neste domingo, 04, a Eleição Unificada para novos Conselheiros Tutelares Municipais. O pleito é organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). São 166 candidatos disputando 45 vagas para conselheiro titular e mais 45 para a suplência.

Durante a eleição, serão empregadas 2.351 pessoas, entre coordenadores, presidentes e mesários, 146 escolas municipais e estaduais e 557 urnas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Funcionários públicos municipais, advogados, servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, conselheiros tutelares, Polícia Militar e Guarda Municipal também estarão acompanhando as eleições, durante todo o dia, para garantir que o processo transcorra normalmente.

Todos os candidatos tiveram que comprovar experiência mínima de dois anos no atendimento de crianças e adolescentes, em instituições credenciadas ao CMDCA. 

Para votar é obrigatório apresentar o título de eleitor e documento oficial com foto. O Conselho Tutelar é um órgão público colegiado da esfera municipal, de caráter deliberativo, executivo e fiscalizador. O conselheiro tutelar tem como função zelar pelo atendimento da criança e do adolescente com direitos ameaçados ou violados, cumprindo as atribuições previstas nas legislações federal e municipal. O mandato é de quatro anos, permitida uma reeleição consecutiva. 

A posse dos conselheiros tutelares eleitos acontece no dia 10 de janeiro de 2016.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas