Compartilhe este texto

Instrutores do Senai participam da exposição do Dia Mundial do Pão

Por Portal Do Holanda

17/10/2014 16h04 — em
Amazonas



Para finalizar a programação do Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas realizou no Manauara Shopping uma exposição de pães, seus ingredientes, história e da importância deste alimento para a saúde.

Além da participação de toda a diretoria do Sindpam, instrutores do segmento de alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial estiveram presentes das 10h às 22h para contribuir na explicação sobre o mercado de trabalho e o novo perfil profissional demandado pela indústria e comércio de pães, massas, bolos, tortas e salgados.

O ambiente montado no shopping foi ornamentado com pães diversos, onde visitantes recebiam informações e também pães de panificadoras parceiras desta programação. Os docentes do SENAI, Francijander de Oliveira, Wanda Carlota, Zenilde Cavalcante e José Roberto Ferreira utilizaram cerca de 150 quilos de trigo na produção dos arcos e mesa de pães.

“A intenção foi mostrar o quanto a produção de uma panificadora pode ser diversificada, aplicando os conhecimentos profissionais na fabricação de pães rústicos, francês, italiano, filão, ciabatta, entre outros”, disse o instrutor Francijander que é gestor do Núcleo de Alimentos e Bebidas do SENAI Amazonas.

A tendência das panificadoras é ampliar os negócios, passando a oferecer outros tipos de produtos, além do tradicional pão de sal, segmentando suas atividades com serviços de buffet principal, como almoço e janta, e comércio em geral.

“O importante é prezar pela qualidade do que se é vendido nesses estabelecimentos que passam a ofertar outros tipos de serviços, como refeições principais e vendas diversas. A mão-de-obra especializada faz a diferença no atendimento da clientela mais exigente quanto à variedade de sabores de pães e seus acompanhamentos”, ressaltou Francijander.

 

Educação profissional

 

Referência na formação de trabalhadores para a indústria de panificação, o Senai Amazonas disponibiliza mais de 10 cursos de qualificação a aperfeiçoamento profissional neste setor produtivo. A programação de cursos é realizada a cada três meses, composta por cursos de capacitação com duração de uma semana até dois meses, seguindo conteúdos de 20h a 160h.

A programação para o primeiro trimestre de 2015 está sendo elaborada e as inscrições dos cursos de alimentos devem iniciar no dia 15 de dezembro no SENAI da Bola da Suframa. De acordo com o coordenador de Relações com o Mercado da Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias, Sérgio Furtado, a instituição disponibiliza ambientes industriais para o aprendizado do aluno no Laboratório de Panificação e Confeitaria ‘Nestor Neves’, do Distrito Industrial, bem como nas unidades móveis, carreta e barco-escola Samaúma, e in company.

Recentemente, o Laboratório Nestor Neves passou por reforma e ampliação para formar maior número de trabalhadores nas ocupações de padeiro, confeiteiro, cozinheiro doméstico, salgadeiro, pizzaiolo e masseiro.

A ação do Senai de disseminar a educação profissional segue no propósito de contribuir para a elevação da qualidade dos produtos fabricados e para tornar a indústria amazonense de panificação e confeitaria cada vez mais competitiva. Essa indústria que conta com 14 mil colaboradores de 1.300 empresas formais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas