Compartilhe este texto

Governo inaugura mais uma feira de produtos regionais

Por Portal Do Holanda

29/07/2014 16h41 — em
Amazonas



Em 2013, as quatro feiras de produtos regionais organizadas em Manaus pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas movimentaram R$ 6,7 milhões e comercializaram duas mil toneladas de alimentos. A partir deste sábado, 2 de agosto, com o funcionamento regular de mais uma feira, na Vila Militar, em frente ao Batalhão de Operações Ribeirinhas (avenida Mário Andreazza, s/nº, Vila Buriti, zona sul), a ADS pretende envolver cerca de 80 produtores e associações que devem comercializar 205 toneladas de alimentos até o fim do ano.
 
De acordo com o diretor técnico da ADS, Luiz Otávio Rodrigues, o Governo do Estado pretende instalar mais uma feira ainda neste ano, aumentando de quatro para seis os locais de venda direta ao consumidor dos produtos regionais, cuja produção é incentivada pelo Governo do Amazonas.
 
“As feiras funcionam quinzenalmente nos pontos fixos. A nova feira na Vila da Marinha vai alternar o funcionamento com a feira da Aeronáutica (estacionamento do Cassam) porque elas estão na mesma região geográfica”, afirmou Rodrigues.
 
Vantagem – A principal vantagem dos produtores que participam das feiras da ADS é o contato direto com o consumidor. O agricultor Aluízio Pollmeier, 57, que possui propriedade em Iranduba, ressalta que nas vendas no varejo o ganho dos produtores é maior.
 
“A cada fim de semana, faturamos cerca de R$ 3 mil. Nossa margem de lucro é maior porque não temos atravessadores”, declarou o produtor, que antes de vender seus produtos na feira, entregava toda a sua produção aos atravessadores na Manaus Moderna.
 
Qualidade – Nas feiras organizadas pela ADS, o consumidor pode desfrutar da diversidade e qualidade dos alimentos comercializados. Do Projeto de Assentamento Água Branca, zona leste de Manaus, um grupo de mulheres resolveu investir, com a assessoria técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, na produção de legumes orgânicos.
 
“Produzimos espinafre amazônico, ora-pro-nóbis (um tipo de cactos comum em Minas Gerais), manjericão e taioba. Não são produtos comuns na nossa região e cultivamos sem nenhum agrotóxico”, informou a produtora Francisca Morais da Silva, 66.
 
O diretor-presidente do Idam, Edmar Visolli, explicou que a assessoria técnica do Governo do Estado por meio dos técnicos do instituto é decisiva para a qualidade dos produtos ofertados nas feiras livres.
 
“O Amazonas é um dos Estados que mais produz alimentos saudáveis, como o açaí orgânico e a farinha sem agrotóxicos. Até mesmo na piscicultura, produzimos pescado com muita qualidade”, declarou Visolli. Segundo ele há produtores que recebem os consumidores em suas propriedades para conhecer as plantações e adquirir produtos.
 
Horário de funcionamento – As feiras regionais da ADS são quinzenais. Neste sábado, dia 2 de agosto, funcionarão as unidades do CIGS e da Marinha, das 6h às 12h.
 
FEIRAS DE PRODUTOS REGIONAIS DA ADS
 
CIGS
Centro de Instrução de Guerra na Selva (avenida São Jorge, nº 750, São Jorge, zona oeste).
 
CIDADE NOVA
Escola Estadual Julio Cesar de Morais Passos (avenida Max Teixeira, nº 1.041, Cidade Nova, zona norte).
 
POLÍCIA MILITAR (PETRÓPOLIS)
Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (avenida Benjamin Constant, s/nº, Petrópolis, zona sul).
 
AERONÁUTICA (CASSAM)
Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (avenida General Rodrigo Otávio, s/nº, São Lázaro, zona sul).
 
MARINHA
Vila Militar em frente ao Batalhão de Operações Ribeirinhas (avenida Mário Andreazza, s/nº, Vila Buriti, zona sul).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas