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Governo estabelece normas para funcionamento de órgãos estaduais no Amazonas

Por Portal Do Holanda

28/05/2020 12h10 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Governo do Estado apresentou o planejamento de reabertura dos serviços não essenciais na última quarta-feira (27), que vai iniciar a partir do dia 1º de junho. Junto disto, foram estabelecidas normas que devem ser seguidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus em órgãos públicos do Amazonas.

Confira as normas: 

Distanciamento social

• Manter, preferencialmente, 1,5 m de distância entre todas as pessoas, ou utilizar barreira física (protetor facial, divisória etc.)

• Privilegiar o home office, sempre que possível

• Manter o pessoal do grupo de risco em casa até o fim de junho

• Limitar o número de pessoas nos ambientes para evitar aglomeração

• Reorganizar os espaços de trabalho

• Manter filas controladas por marcação, para garantir espaçamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas

 

Higiene pessoal

• Usar máscaras obrigatoriamente, de forma adequada

• Promover a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool gel 70%

• Disponibilizar em maior quantidade estações de lavagem de mãos e o álcool gel 70%

• Seguir uma boa higiene respiratória (encorajar as pessoas a cobrir espirros ou tosse usando a parte interna do cotovelo)

• Fornecer os equipamentos necessários para a proteção (protetor facial, máscaras, luvas, etc.)

• Implementar lavagem de mãos/desinfecção fora do ambiente, obrigatório para a entrada no  estabelecimento

 

Sanitização de ambientes

• Manter o ambiente ventilado

• Reforçar a limpeza e a desinfecção dos sanitários e limitar o número de acessos simultâneos

• Manter o ambiente limpo e remover o lixo de maneira segura pelo menos 3 vezes ao dia

• Promover a limpeza especial e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, máquinas de pagamentos,  teclados, maçanetas, botões etc.)

• Fazer a limpeza frequente dos aparelhos de ar condicionado

 

Comunicação

• Circular informações de boas práticas aos funcionários, clientes e demais frequentadores

• Esclarecer sobre as condições que levam ao afastamento do trabalho ou da frequência presencial

• Esclarecer os protocolos a serem seguidos em casos de suspeita ou confirmação de  Covid-19, bem como o cronograma de afastamento a ser seguido nesses casos

 

Monitoramento

• Acompanhar a saúde dos colaboradores da empresa, de seus familiares e entes próximos, sobretudo em caso de suspeita ou confirmação de contaminação

• Inspecionar as pessoas em circulação, para identificar possíveis sintomas (aferir a temperatura  na entrada e, se possível, na saída)

• Suspender as demais pessoas que tiveram contato com o contaminado, pelo período de 14 dias, e monitorar a saúde de cada uma delas


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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