Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Governo do Estado reinaugura escola estadual Carvalho Leal

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 15, às 10h, o governador José Melo de Oliveira vai reinaugurar, em Manaus, a Escola Estadual Carvalho Leal. Localizada na rua Borba, no bairro Cachoeirinha (zona Sul) a construção foi inteiramente reformada ganhando novos espaços para melhor atender ao público.

Orçada em R$ 963 mil, a reforma viabilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contemplou a escola com serviços de restauro, além da construção de novos ambientes, tais como auditório, sala de reforço e novo espaço para o desenvolvimento das atividades do Projeto Jovem Cidadão.

Iniciada em novembro de 2013 em caráter emergencial – por conta de prejuízos ocasionados por um forte temporal que atingiu o bairro da Cachoeirinha naquele período do ano – a reforma também assegurou à escola uma nova estrutura elétrica e hidráulica, além da substituição completa da cobertura (telhado) da instituição.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o governo do Estado não mediu esforços para assegurar à comunidade escolar do bairro da Cachoerinha e áreas adjacentes um maior conforto e novos espaços para a execução das atividades e serviços escolares. “Tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas estamos viabilizando novas construções para ampliar a rede e também reformas de prédios escolares para assegurar um atendimento de melhor qualidade aos nossos alunos”, citou o secretário.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 1, a escola atenderá com uma estrutura mais confortável o total de 513 alunos do ensino fundamental (séries iniciais e finais) e ‘Projeto Avançar’ níveis 2, 3 e 4. De acordo com a Coordenadoria 1 os alunos matriculados serão atendidos em calendário especial não acarretando prejuízo educacional.

Histórico

Tradicional unidade de ensino da cidade de Manaus, a escola estadual Carvalho Leal foi criada por meio do Decreto de nº 74 de 27 de dezembro de 1926. A escola recebeu o nome de Carvalho Leal em homenagem ao republicano Domingos Teóphilo de Carvalho Leal, nascido em São Luís do Maranhão em 1854.

A inauguração da unidade de ensino, naquela época denominada de ‘Grupo Escolar’, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1927, instalado na Chácara Affonso de Carvalho (situada àquele momento à Rua Codajás, hoje bairro Cachoeirinha), que precisou ser reconstruída e adaptada pela administração estadual.

A construção da atual sede da Escola Estadual Carvalho Leal, na Rua Borba, foi iniciada em 1948 e inaugurada no ano seguinte, em 5 de setembro.

A escola tem como patrono Domingos Teóphilo de Carvalho Leal. Natural de São Luís do Maranhão, Carvalho Leal iniciou seus estudos primários em sua cidade natal e concluiu o Secundário no Rio de Janeiro.

Para continuar os estudos seguiu para Suíça onde se graduou em Filosofia e Belas Artes na Universidade de Zurique. Ao retornar ao Brasil, em 1879, morou em Belém do Pará e dedicou-se à divulgação dos ideais republicanos.

Em 1880 transferiu-se para a capital amazonense. Nove anos depois participou da fundação do Clube Republicano do Amazonas, que mais tarde tornou-se o Partido Democrático.

Carvalho Leal foi o único civil a compor a Junta Governativa Provisória do Estado do Amazonas, instalada em 21 de novembro de 1889.

O ataque dos assassinos em série (serial Killers)

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: DRA. DEBORA LAREDO JEZINI, ENDOCRINOLOGISTA UFAM


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.