Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Governo do AM apoia projeto de app que garante autenticidade em fotos digitais

Publicado

em

Para garantir a autenticidade de imagens e evitar fraudes em seguradoras, órgãos de fiscalização de obras e vigilância sanitária e, até mesmo, em ações dos Serviços de Proteção ao Consumidor, microempreendedores do Amazonas estão desenvolvendo com apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um aplicativo de certificação de fotos digitais.

A solução funciona de forma simples e transparente para quem vai usar. De acordo com um dos idealizadores, Danilo Siqueira, o aplicativo, intitulado de “Pictrust” trabalha em conjunto com um site ou gestor web, que irá gerenciar online todo o conteúdo gerado a partir do app, como as redes, membros e fotos.

“É transparente porque a pessoa está usando o celular para fazer foto, pegamos todas informações da foto para evitar que ela seja manipulada. Então vai ter data, hora, local, autor da foto e, principalmente, alguns parâmetros da foto que fazem com que a gente crie essa impressão digital e certifique que na foto não houve manipulação”, disse Siqueira.

O PicTrust é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação. Fruto da parceria firmada entre a Fapeam com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

Mais garantia contra fraudes - De acordo com Danilo Siqueira, atualmente, as seguradoras têm mais R$ 400 milhões de prejuízos detectados por fraude, que geralmente acontecem no momento da vistoria. Com o aplicativo, a equipe esperar diminuir esse índice e trazer mais garantia para o sistema das seguradoras.

O aplicativo também pode ser um forte aliado para os órgãos de fiscalizações e cartórios. “A maioria dos órgãos de trânsito já usam foto para fazer fiscalização, multar e tudo mais. Criamos um certificado que garante a autenticidade das fotos. Podemos atuar em cartórios transformando algo do físico para o digital. Além disso, para bancos, por exemplo, o usuário pode tirar a foto do cheque e enviar para compensar”, disse o microempreendedor.

Segundo ele, o Pictrust é único no país.  Ele conta que existem outros aplicativos semelhantes, mas que possuem funcionalidades diferentes. No Pictrust a equipe conseguiu reunir todas as funções, além de detalhes inovadores como uma rede que permite o compartilhamento de fotos e, assim, qualquer pessoa pode colaborar com as fiscalizações.

+ Amazonas

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Destaques

Copyright © 2006-2017 Portal do Holanda.