Compartilhe este texto

Gestores conhecem diretrizes do novo Plano Nacional de Educação

Por Portal Do Holanda

21/07/2014 14h27 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sistema de Ensino Aprende Brasil apresentaram para 260 gestores da rede municipal as diretrizes curriculares do novo Plano Nacional de Educação. As inovações foram expostas pelo professor e doutor em educação, Cesar Nunes, que faz parte da assessoria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Segundo ele, Manaus é a primeira capital brasileira a apresentar as novas diretrizes curriculares para os professores da rede municipal.

A orientação foi repassada no encerramento do Encontro Pedagógico Aprende Brasil, realizado no Hotel Amazônia Golf Resort, quilômetro 64, da Rodovia AM-010 (Manaus - Itacoatiara).

Cesar Nunes, além de informar sobre as novas diretrizes curriculares, emocionou e cativou os representantes das 125 escolas do 6° ao 9° ano que integram o sistema Aprende Brasil na rede pública municipal de Manaus.

“As novas diretrizes curriculares foram promulgadas  pelo Conselho Nacional de Educação, que é o órgão que legisla sobre a educação brasileira. Com a aprovação do Plano Nacional da Educação, abriu-se uma outra década de educação para o Brasil. De 2014 a 2024 a educação brasileira vai passar por uma grande transformação e a primeira cidade que nos chama pra falar sobre isso é Manaus. Venho aqui como pioneiro para apresentar as novas tendências da educação”.

Ele explicou, ainda, como organizar o novo currículo e como se deve trabalhar pedagogicamente o novo plano. “Manaus se atualiza e passa a contar com uma original forma de educar. Vim apresentar os princípios filosóficos e as diretrizes pedagógicas que devem organizar a escola e o currículo da escola básica brasileira. A Semed reúne as melhores condições objetivas, tem uma equipe laboriosa, um plano sensível e inspirador, uma parceria fecunda com o grupo Positivo para trabalhar essas novas diretrizes na perspectiva que cada professor seja autor do seu trabalho”, completou.

O encontro

O Encontro Pedagógico Aprende Brasil foi realizado durante o fim de semana, dias 19 e 20, com palestras e oficinas oferecidas a professores, gestores e pedagogos de 125 escolas que utilizam o sistema Aprende Brasil. O secretário municipal de educação, Humberto Michiles, informou que a secretaria avalia tornar os encontros uma ação permanente.

“Nós queremos realizar estes encontros pelo menos duas vezes ao mês, a cada dois fins de semana,  trazendo um grupo de educadores, profissionais da área da educação das Divisões Distritais Zonais e das escolas, incluindo gestores, professores e pedagogos. O objetivo, além dessa motivação, é a integração e o fortalecimento do sistema educacional”.

Michiles comentou, ainda, sobre o sucesso desta primeira edição. “A educação é um imenso desafio e um desafio que tem consequências. É efetivamente aquilo que provoca transformação, que muda a vida das pessoas e nunca é demais a gente repetir isso por mais óbvio que pareça. Todos nós precisamos ser motivados, nos atualizar, nos aprimorar. Fico extremamente satisfeito com a motivação e entusiasmo com que esses educadores saem daqui. Estamos certo de que estamos contribuindo muito para melhorar a educação na cidade”.

Para a gestora da Escola Municipal Nina Lins, professora Nazilde de Souza e Silva,  o encontro foi surpreendente. “Maravilhoso. Não tem outra palavra. Tivemos uma semana cansativa de trabalho, mas esse fim de semana de palestras e oficinas compensou todo o cansaço. Os palestrantes que estiveram aqui contribuíram muito para a nossa postura na escola, principalmente na questão de humanização. Superou todas as minhas expectativas”, comentou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas