Faixas exclusivas são solução para reduzir tempo de viagem
Um dos temas mais debatidos durante a 29ª edição Seminário Nacional de Transportes Urbanos, realizada em São Paulo, foi o uso de corredores exclusivos para dar mais velocidade aos ônibus do transporte coletivo. Com a implantação das faixas exclusivas em outras zonas de Manaus, a expectativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) é que as viagens reduzam significativamente.
De acordo com o presidente do Sinetram, Carmine Furletti Junior, em todas as grandes capitais brasileiras que utilizam o sistema, a faixa exclusiva diminuiu o tempo de espera dos usuários e ajudou a estabilizar o valor da tarifa, já que reduz o consumo de combustível dos veículos.
“A faixa exclusiva é a única alternativa. Não adianta as empresas colocarem ônibus de minuto a minuto, se o trânsito não fluir. Vai acontecer que todos os veículos vão ficar no engarrafamento e os usuários vão ficar mais tempo esperando, não é isso que queremos. A demora dos ônibus não é de responsabilidade das empresas, até porque o empresário só controla dentro da garagem, depois que o veículo vai para rua, a fluidez do trânsito é de responsabilidade é do poder público”, destaca o presidente. Um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), apresentado durante o seminário, revelou que o usuário do transporte coletivo no Brasil perde mais de duas horas no deslocamento de sua residência para o trabalho.
“Já ficou comprovado quando a prefeitura de Manaus implantou a primeira parte da faixa azul na Constantino Nery, que conseguimos reduzir o tempo das viagens. Com a implantação em outras zonas da cidade, tenho certeza que também vai melhorar bastante. Essa redução no tempo é importante principalmente para o usuário, pois ele ganha mais qualidade de vida”, finaliza Furletti Junior.
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