Compartilhe este texto

Estudo aponta que Governo do Amazonas evitou 1,3 mil mortes e 123 mil infectados por Covid-19

Por Portal Do Holanda

09/06/2020 13h20 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um estudo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos, da Universidade Federal do Amazonas (Nepam/Ufam), apontou que o Decreto nº 42.087/2020, do Governo do Amazonas, evitou que pelo menos 123 mil pessoas fossem contaminadas pelo novo coronavírus no Estado e que 1,3 mil morressem vítimas da Covid-19, entre os meses de abril e maio de 2020.

O decreto foi assinado no dia 19 de março, pelo governador Wilson Lima (PSC), a partir da orientação de um comitê formado especificamente para tratar de questões da pandemia, composto por representantes de órgãos ligados à saúde, como a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS), entre outros.

Nele, ficou determinada, em função da pandemia, a suspensão das aulas na rede pública estadual de ensino (em todos os municípios), das atividades em academias de ginástica e/ou similares, e do transporte fluvial de passageiros em embarcações, à exceção dos casos de urgência e emergência. O decreto continua vigente.

O estudo teve repercussão no Jornal Nacional, da Rede Globo de televisão, na última semana. Segundo o prof.dr. Renan Albuquerque, a pesquisa focou no transporte fluvial de passageiros e teve como base a estimativa de que uma pessoa pode transmitir o vírus para até outras quatro, conforme a taxa de contágio médio.

Além disso, a pesquisa também considerou 1% da taxa de mortalidade mundial, para chegar à projeção de óbitos que ocorreriam, caso o transporte fluvial estivesse liberado. “É essencial evitar a abertura de portos e hidrovias (nesse momento), pois pode aumentar o contágio (no interior)”, destacou o pesquisador.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus amazonas, COVID-19, governo do amazonas, wilson lima, Amazonas

+ Amazonas