Compartilhe este texto

Estudantes da rede pública vão representar o Amazonas em competição internacional

Por Portal Do Holanda

05/05/2016 20h54 — em
Amazonas



Dois alunos da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, em Manaus, irão representar o Amazonas na “Genius Olympiad 2016”, que ocorre entre os dias 12 e 17 de junho, em Nova York. Eles apresentarão os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa Ciência na Escola (PCE) com apoio do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed).

A Genius Olympiad é uma competição internacional de projetos do ensino médios sobre as questões ambientais. O evento é realizado anualmente pela Universidade Estadual de Nova York. Mais de 1,2 mil projetos foram inscritos nesta edição e o total de 495 recebeu a aprovação da comissão, sendo 17 brasileiros, dos quais dois deles são de estudantes do ensino público do Amazonas.

Um dos estudos investiga a utilização de plantas amazônicas para produção de fármacos e o outro analisou a utilização de fungos para produção de enzimas capazes de biodegradar  derivados do petróleo. Segundo o coordenador dos projetos, o professor Andrey Damasceno, que é doutor em Biotecnologia, dez alunos do Ensino Médio participaram do desenvolvimento das pesquisas. Os estudantes Paloma Kaline Costa, 16, e João Victor Alves, 17, foram os escolhidos para representar o grupo na Genius Olympiad 2016.

“Os alunos que foram selecionados já passaram por uma seleção criteriosa e apresentam potencial para pesquisa. A cada ano sempre tem aqueles que se destacam e isso é extremamente gratificante. Como professor, fico muito feliz em poder encontrar alunos da rede pública de Ensino com ‘sede’ de aprender e dispostos a fazer o melhor”, disse o Andrey Damasceno.

Os alunos da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro são os primeiros da rede pública de ensino do Amazonas a participarem da Genius Olympiad, segundo o professor Andrey. O grupo, que também venceu a Feira de Ciências da Amazônia 2015 (FCA). “Eles (alunos) já são vitoriosos independentemente do resultado da Genius. São alunos de Ensino Médio que trabalharam focados e estão colhendo os resultados”, disse Damasceno.

 

Para João Victor, aluno do 3º ano do Ensino Médio, poder representar o Amazonas no evento internacional é um honra. “Não tenho palavras para descrever o quanto estamos felizes com a aceitação dos nossos projetos. Estamos muito confiantes e crendo que traremos o prêmio para o nosso Estado. Sem dúvida a Genius é um marco na minha vida. Sempre quis trabalhar na educação e, hoje, posso dizer que me sinto tentado em atuar na ciência. O estudo que irei apresentar pretende contribuir para produção de um remédio oriundo de plantas amazônicas capaz de tratar diversos tipos de infecções. Esse é um grande benefício para população”, disse o estudante.

A estudante Paloma Kaline, do 2º ano do Ensino Médio, participou desde o início do estudo ainda no PCE. Ela irá defender o projeto que utiliza tipos específicos de fungos amazônicos para produção de enzimas que serão usadas na biodegradação de derivados do petróleo.

“Estou muito honrada em poder representar o Amazonas nesse evento que é considerado um dos maiores do mundo. Fico feliz em poder participar de um projeto de pesquisa que traz benefícios ao meio ambiente. Tenho recebido apoio dos colegas da escola, da família. Todos estão na torcida e nós estamos confiantes”, disse a estudante.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, educacão, estudantes, internacional, olimpíadas, Amazonas

+ Amazonas