Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Estudantes criam aplicativo voltado ao Transporte Fluvial

Publicado

em

O projeto ‘Mobilidade Urbana: Aplicativo para Dispositivos Móveis voltados ao Transporte Fluvial de Passageiros na Cidade de Manaus – Amazonas’, desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, foi destaque na 10ª e última edição do Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, realizada nesta sexta-feira, 4, no Bosque da Ciências.

O aplicativo foi desenvolvido pelos cientistas Junior Aliny Lima da Silva, Lázaro da Cunha Vilhena, Leoanara Costa Farias e Washington da Cunha Ferreira, estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Costa do Jatuarana, rio Amazonas. O App já está disponível para download no Google Play e para Windows Phone. O trabalho foi orientados pelo professor e coordenador Ademar Lima, com o apoio técnico de Isnan Carvalho.

Segundo Aliny Lima, a ideia é informar aos usuários sobre os horários, dias e locais de saída das embarcações da cidade e surgiu depois de pesquisas que informaram que não havia esse tipo de serviço nos portos de Manaus. 

De acordo com o professor Ademar, o aplicativo é muito parecido com o sistema de aviação civil, onde por meio da internet a pessoa consegue obter todas as informações necessárias com relação aos voos e, futuramente pretende estender para outras regiões. “Com o aplicativo pretendemos facilitar o transporte fluvial fornecendo o maior número de informações possíveis para aquelas pessoas que dependem de barco para se locomover, da mesma forma que aquelas pessoas que utilizam as linhas aéreas fazem. Futuramente pretendemos estender também para outros lugares que fazem divisa com o Amazonas, como o estado do Pará por exemplo”, explicou o coordenador.

 

Os 24 deputados do Am colocados no mesmo cesto de maçãs podres

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.