Compartilhe este texto

Descoberto o que significa o "monumento" de aço na rotatória do Mindú

Por Portal Do Holanda

24/08/2016 14h00 — em
Amazonas



Inaugurado em 21 de setembro de 2012, o chafariz da Bola do Mindu até hoje é rodeada de mistérios sobre seu significado e utilidade.

Tudo isto porque até hoje não passou de um tubo de ferro sobre uma piscina. Ontem, perguntamos para os seguidores do Portal do Holanda no Facebook qual era a finalidade/conceito da obra. As respostas foram as mais variadas e a maioria delas hilárias (leia algumas no final da matéria).

Mas vamos ao principal: o que é?

A obra seria uma espécie de chafariz, com jatos de água partindo do piso da piscina, com uma cortina de água que viria do tubo de aço. Com iluminação, formaria uma espécie de arco-íris. Mas ao que parece, algo saiu errado ainda na concepção do projeto.

A obra que custou entre R$ 1,4 e 1,8 milhões de reais teria um erro no cálculo da força necessária para a água subir. A decepção foi maior principalmente por ter sido inaugurado antes da conclusão, sob a promessa de que a lança/canhão de aço seria instalada em seguida com a cortina de água. A estrutura de aço foi colocado, porém nada da cortina de água.

Conforme o secretário do Implurb na época os recursos utilizados nesta obra teriam sido "frutos de medida compensatória oriunda de empresários da construção civil”. “Não existe dinheiro público lá”, disse o secretário da gestão Amazonino Mendes na época.

(Durante a desapropriação)

O certo é que anos depois, o que deveria se chamar “Chafariz do Mindu”, ganhou outros apelidos (a maioria impublicáveis) pela população.

Veja alguns comentários hilários sobre o que a população acha que pode ser o monumento de aço na Bola do Mindú:


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas