Compartilhe este texto

Condenados quatro acusados pela tentativa de homicídio de Mauro Campbell em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/06/2016 15h44 — em
Amazonas



Manaus/AM - Maria José Dantas da Silva, Lenilson Braga da Silveira, o ‘Carioca’, Jane da Silva Santos, o ‘Caneco’, e Osvaldo Silva Bentes, foram considerados culpados pelo crime de tentativa de homicídio contra o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, em 2006. O julgamento encerrou neste sábado (25), no Tribunal de Justiça do Amazonas.  O defensor público Antonio Ederval de Lima vai recorrer das sentenças e os acusados responderão em liberdade.

Jane da Silva Santos, o ‘Caneco’, que seria o líder da quadrilha: 15 anos e seis meses. Lenilson Braga da Silveira, o ‘Carioca’: acusado de ser o matador, recebeu 15 anos e seis meses de prisão.   Maria José Dantas da Silva: acusada de ser a articuladora do crime foi condenada a 14 anos de prisão por tentativa de homicídio e formação de quadrilha armada. Osvaldo Silva Bentes, outro acusado de ser um dos articuladores, foi condenado a 12 anos e 6 meses de prisão já que em seu caso, a formação de quadrilha prescreveu. 

No total, são sete acusados pela tentativa de homicídio. Um deles, Franklin Barbosa dos Santos, foi quem denunciou o caso.  O ex-procurador de justiça Vicente Cruz, suposto mandante do crime, teve o processo encaminhado para a  2ª Vara do Tribunal do Júri e aguarda análise do recurso. Elson dos Santos Moraes não foi julgado por ter recorrido da pronúncia. 

O caso aconteceu em 2006 quando Campbell ocupava o cargo de procurador de Justiça do Estado..O  ex-procurador de Justiça acusado de ser o mandante do crime foi denunciado pelo Ministério Público do Amazonas por ter contratado, por R$ 30 mil, quatro elementos para assassinar Campbell na véspera do Natal ou do Réveillon daquele ano. Ainda conforme a denúncia, o crime não foi executado por conta de una virose que atingiu ao ‘Carioca’, além da descoberta do plano pelas autoridades. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, campbell, Manaus, Amazonas

+ Amazonas