Compartilhe este texto

Comitê faz primeiro teste antes dos Jogos Olímpicos durante amistosos em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/10/2015 20h33 — em
Amazonas



O Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 faz o primeiro teste das áreas de segurança, saúde, voluntariado, mobilidade urbana e trânsito para os Jogos Olímpicos durante os amistosos da seleção brasileira na cidade. O Brasil enfrenta a República Dominicana nesta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h, e o Haiti, na segunda-feira, dia 12, às 18h, na Arena da Amazônia.

 De acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, a operação de segurança iniciou um dia antes da chegada da seleção brasileira a Manaus, na segunda-feira, dia 5, e irá encerrar somente no dia 13 de outubro. “Nós estamos fazendo a escolta e monitoramento das equipes nos hotéis, centros de treinamento e também faremos a segurança dentro e fora da Arena da Amazônia durante as partidas. Tudo isso já é um teste para os jogos olímpicos no próximo ano”, explicou.

Dentro da Arena da Amazônia funcionará um Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) com representantes dos órgãos envolvidos na operação, que será monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), no bairro Aleixo, zona sul. A operação envolve todo o Sistema de Segurança Pública do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A previsão é de que sejam empregados 1,5 mil servidores.

O coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, explicou que, mesmo não ocorrendo em rodadas duplas, como serão as partidas do Torneiro Olímpico de Futebol, os amistosos da seleção servirão como teste para o megaevento. “Nós precisaremos testar 14 áreas até os Jogos Olímpicos e a operação desses jogos com certeza servirá como experiência”, disse.

 Para o coordenador municipal do Comitê Manaus 2016, Bernardo Monteiro de Paula, o sucesso de Manaus durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014 será repetido durante os Jogos Olímpicos. “Governo e Prefeitura fizeram um excelente trabalho no ano passado e farão novamente em 2016, com certeza”, ressaltou.

Mobilidade urbana – Nesta sexta-feira, dia 9, antes do jogo entre Brasil e República Dominicana, somente a avenida Constantino Nery será interditada, a partir das 16h, no sentido bairro-Centro, nas proximidades do viaduto de Flores até o cruzamento com a Pedro Teixeira. Por volta das 21h45, o trânsito no perímetro do entorno da Arena da Amazônia será completamente interditado para saída dos torcedores, incluindo as avenidas Pedro Teixeira, Loris Cordovil, Avenida do Samba, e Constantino Nery até o cruzamento com a Darcy Vargas.

 Na segunda-feira, dia 12, na partida entre Brasil e Haiti, todo o entorno da Arena da Amazônia ficará interditado, a partir das 14h. Serão fechadas para o trânsito as avenidas Constantino Nery, Loris Cordovil, Pedro Teixeira e Avenida do Samba. O trânsito será desviado para as avenidas Recife, Djalma Batista, Theomário Pinto e Estrada dos Franceses.

 O diretor de Controle e Gestão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Antonio Costa Neto, ressaltou que a orientação é para que os torcedores utilizem o transporte coletivo para acessar o estádio. Ele informou também que os moradores e trabalhadores da área não serão afetados pela restrição.

 “As pessoas que moram ali no entorno poderão acessar suas casas normalmente. Nós pedimos que elas estejam sempre com um comprovante de residência. Os funcionários do Hemoam, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Eduardo Ribeiro também terão acesso liberado”, explicou Costa Neto.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que irá reforçar as linhas de ônibus que atendem a área. Além disso, haverá uma concentração de coletivos na Rua da Indústria no final dos jogos para atender à demanda dos usuários.

Voluntariado – A Fundação Vila Olímpica (FVO) irá disponibilizar 100 voluntários para atuar dentro e fora do estádio na parte de hospitalidade e informação ao público. Na noite de quarta-feira, dia 7, eles passaram por um treinamento na Arena da Amazônia para alinhar as ações.

As secretarias municipal e estadual de Saúde, Semsa e Susam, ficarão responsáveis pelos postos médicos de atendimento aos torcedores dentro do estádio. Também serão disponibilizadas quatro ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas