Compartilhe este texto

Com integração à rede de telemedicina, UEA melhora atendimento

Por Portal Do Holanda

25/11/2015 16h10 — em
Amazonas



Na próxima sexta-feira (27), será formalizada a adesão do Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde da UEA junto à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

A cerimônia de inauguração será realizada às 15h (horário de Manaus e 17h no horário de Brasília), no Auditório Professor György Miklós Böhm, localizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA. Estarão presentes o reitor da Universidade, Cleinaldo Costa, e demais representantes da instituição, a coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Amazonas, Iselma Teixeira e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina. Haverá transmissão por videoconferência para os demais membros da Rute, presentes em diferentes estados do Brasil.



Com a inauguração, a Rute alcançará 119 unidades de telemedicina em operação em todos os estados do Brasil. Entre outros objetivos, a Rute integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da RNP, além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.   A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, do qual o Núcleo de Telessaúde da UEA já faz parte, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação (TI) para promover a Teleassistência e a Teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas