Com dólar em alta vender para os EUA se tornou um grande negócio, diz CIN-AM
Um dos principais consumidores de produtos regionais do Amazonas, como o guaraná e o açaí, vender para os Estados Unidos se tornou um grande negócio, principalmente, com a alta do dólar. Neste mês, a moeda americana valorizou 12%, saindo de2,42% frente ao real a R$ 3,2034 para venda.
Com a proposta de mostrar os caminhos iniciais para atuar no mercado de exportação norte-americano, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM), realiza no dia 16 de abril, o Workshop ”Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”.
Atualmente, os EUA é segundo maior destino das exportações brasileiras em 2014 e um dos principais parceiros comerciais do país.
Adquiriram em torno de US$ 1,21 bilhões em produtos do setor eletrônico brasileiro, o equivalente a 18,5% das vendas externas totais do mercado (US$ 6,6 bilhões). Na agricultura, os Estados Unidos estão entre os maiores produtores mundiais de milho, trigo, açúcar e tabaco.
“Com a alta do dólar, vender para os Estados Unidos se tornou um grande e vantajoso negócio. Nossos empresários precisam aproveitar esse momento e o workshop possibilita isso”, ressaltou o gerente-executivo do CIN-AM, Marcelo Lima. De acordo com ele, o workshop de abril, também será preparatório para a versão internacional do evento, previsto para ocorrer em setembro deste ano, na cidade de Miami, na Flórida. Na ocasião, além das palestras, haverá apresentações de “cases” e visitas técnicas às empresas da Flórida.
ASSUNTOS: Amazonas