Compartilhe este texto

CMEI promove projeto Família Vem Ler com a Gente

Por Portal Do Holanda

01/08/2014 16h45 — em
Amazonas



Desenvolver o aprendizado da leitura em crianças da educação infantil com o apoio da família. Esse é o intuito do Projeto ‘Família Vem Ler com a Gente’ realizado nesta sexta-feira no Centro Municipal de Educação Infantil Humberto de Alencar, na zona centro-sul da cidade. A atividade foi idealizada pela professora Luciana Uchôa e posto em prática na turma do maternal 3, onde 10 alunos participaram juntamente com os pais.

Cada aluno escolheu uma obra da literatura infantil e, após estudar sobre o tema, fez desenhos, pinturas, colagens e escreveu trechos das falas dos personagens. O material será encadernado e ficará em exposição na biblioteca da unidade de ensino.

Ádria, acompanhada dos pais, criou uma história regional, falando da amizade que o homem precisa ter com o meio ambiente e os animais. Ana Vieira, mãe da aluna, falou da importância de acompanhar as atividades escolares da filha.

Lucas Costa é um apaixonado pelo desenho Frozen. A mãe desenhou e ele pintou os personagens do musical congelante da Walt Disney. Ele era um dos mais empolgado durante a atividade e a todo o momento perguntava: mãe, quando chegar em casa eu posso assistir o filme do Frozen?“.

“Eu pintei o Olaf, a Elsa e a princesa Anna”, contou.
A tradicional história dos Três Porquinhos foi trabalhada pelo aluno Alexandre Filho, 4. Ao lado do pai, Alexandre Nunes, eles desenhou a casa, o Lobo Mau e os porquinhos.

“Eu estou me divertindo bastante. Voltei a ser criança por algumas horas”, disse Alexandre que não deixa de participaram de nenhuma atividade do filho na escola.

“Eu sempre acompanho. Tenho a obrigação de incentivar o meu filho nos estudos. De perto eu acompanho o desenvolvimento dele e como a professora ensina as crianças. Eu fiscalizo mesmo”, completou.

Como nasceu o Projeto?

A professora Luciana Uchôa explica que o ‘Família Vem Ler com a Gente’ nasceu após uma observação que muitos alunos de séries mais avançadas tinham dificuldades na leitura. Segundo ela, o projeto foi pensado há alguns anos e com o passar do tempo foi amadurecido até se tornar real nesta sexta-feira.

“O Família Vem Ler com a Gente tem o objetivo de tornar a educação infantil um espaço que oportuniza experiências. Eu já cheguei a trabalhar com crianças de 5º ano que não sabiam ler, porque eles não tinham gosto pela leitura. A leitura tem que ser estimulada desde a tenra idade, quando a criança começa ir para escola, e a família tem sua importância por ser a primeira instituição social que essa criança tem. O exemplo de casa é muito importante para tornar um cidadão leitor”, afirmou.
Segundo Uchôa, os resultados mais importantes do projeto serão vistos no futuro das crianças.

“Eu tenho certeza que eles se tornarão cidadãos críticos, capazes de fazer transformações sociais, políticas e públicas. O que está faltando hoje são pessoas que compreendam e que tenham senso critico e não só engulam aquilo que é empurrado pela mídia ou por quem detém mais conhecimento. A criança quando é estimulada a ler, vai criar suas próprias ideias e ter suas próprias opiniões”, observou.

Ciranda de Leitura

Na próxima semana, será realizada a etapa complementar do Projeto ‘Família Vem Ler com a Gente”, quando os pais dos alunos vão para o Centro Social Urbano do Parque 10 compartilhar com as crianças o resumo das histórias lidas em casa com os filhos.

Segundo a pedagoga do CMEI Humberto de Alencar, Alfa Tavares, o projeto é tão interessante, que será expandido para todas as turmas.

“Hoje foi realizado somente na turma da professora Luciana, que idealizou o projeto, mas nós iremos expandir para todas as turmas, porque é um momento que une as crianças, a escola e a família. Infelizmente o conceito de família está se perdendo e esse trazer os pais para perto dos filhos dentro da escola é maravilhoso”, falou.

Reportagem
A idealizadora do ‘Família Vem Ler com a Gente’, professora Luciana Uchôa, inscreveu o projeto no Prêmio Educador Nota 10, da Revista Nova Escola, que promove iniciativas pedagógicas de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares do país. São avaliadas ideias que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e como despertar este prazer pelo conhecimento.

“Nosso projeto já foi enviado como proposta de reportagem para a Revista Nova Escola, agora eu estou no aguardo e na torcida para que eles entrem em contato conosco”, disse.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas