Compartilhe este texto

Centro de Triagem de Animais Silvestres têm gestão compartilhada

Por Portal Do Holanda

13/01/2014 14h48 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus e o governo do Estado firmaram convênio oficializando a gestão compartilhada do Centro de Triagem de Animais Silvestres localizado no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, unidade de conservação municipal gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O Cetas tem como objetivo recepcionar, atender, realizar o tratamento clínico e a destinação à natureza de animais da fauna silvestre encontrados em situação de risco.

A Semmas, o Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) firmaram o convênio, garantindo o repasse de verba no valor de R$ 300 mil que serão investidos no fortalecimento do Cetas. A gestão compartilhada da unidade permitirá que Semmas e Ipaam atuem juntos nas atividades de recepção, identificação, triagem e avaliação dos animais silvestres provenientes de resgates ou entrega voluntária.

A iniciativa permitirá a melhoria das condições de funcionamento do Centro de Triagem e o aumento da capacidade de recepção e atendimento. Os recursos estaduais serão aplicados na aquisição de alimentos, medicamentos, material de contenção dos animais (gaiolas, pulsar, laços, caixas de contenção), material hospitalar (seringas, agulhas, sondas, catéter), adequação de recintos, entre outras atividades. O compartilhamento de atribuições na gestão de fauna silvestre está previsto na lei complementar 140/2011, que confere ao Estado a competência de cuidar da fauna. A Prefeitura de Manaus, por sua vez, possui a estrutura para isso por meio do Cetas. A assinatura do convênio marca o início de uma parceria de cooperação técnica inédita no estabelecimento de forças em prol da fauna silvestre.

De acordo com o termo firmado, os dois órgãos poderão promover o intercâmbio na utilização de materiais e equipamentos, zelar pelas instalações e equipamentos e contribuir com os cuidados aos exemplares da fauna. Caberá ao Cetas receber, prestar os cuidados e destinar os animais silvestres apreendidos em operações do Ipaam, de forma a garantir o compromisso de não interrupção da cooperação. O convênio terá validade de dez meses, podendo ser prorrogado de acordo com o estabelecido entre as partes. O Ipaam ficará responsável pelo repasse financeiro e acompanhará as ações desenvolvidas pela Semmas e o FMDMA na aplicação dos recursos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, ambiente, animal silvestre, conservação, extinção, sauim, Manaus, Amazonas

+ Amazonas