Compartilhe este texto

Casamento coletivo celebra união de 23 casais no Compaj

Por Portal Do Holanda

31/05/2016 17h47 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou nesta terça-feira (31), o segundo casamento coletivo com a cerimônia civil e religiosa que oficializou a união de 23 casais no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) localizada no km 8 da BR-174. A Os noivos que participaram desta edição são de três unidades prisionais da capital: Compaj do regime fechado e semiaberto e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).

Para Ana Paula Soares, uma das noivas, o momento foi de emoção e a expectativa pela realização do sonho a deixou nervosa minutos antes do grande sim. “Estou confiante que nossa união vai dar certo. Tenho fé em Deus que quando ele sair daqui ele se tornará outra pessoa. Estamos com o plano de formar uma família, está programado um filho para quando ele sair. E eu tenho certeza que ele vai mudar, conversamos muito sobre isso e eu acredito que ele tenha força para isso”. O casal se conhece há 5 anos, e o interno está preso no Compaj há pouco mais de 2 anos.

Pedro Florencio, secretário da Seap, ressalta que o casamento é um resgate de cidadania para as pessoas privadas de liberdade. “O sistema penitenciário geralmente é um ambiente triste, e uma cerimônia como essa trás alegria e esperança a essas pessoas. Os casais iniciam aqui uma nova vida, firmando um compromisso com a família, diante da palavra de Deus. Esperamos que os internos tenham a maturidade de seguir um novo caminho a partir de hoje, para que não voltem a reincidir.”

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), providenciou toda a documentação necessária no cartório para que os 23 casais pudessem realizar mais uma etapa em seus relacionamentos. Além disso, a Sejusc contribuiu com as alianças de tucumã e o material fotográfico que será disponibilizado em porta-retratos aos recém-casados. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) presenteou os noivos com bíblias que foram utilizadas durante a cerimônia.  

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, casamento, coletivo, seap, Amazonas

+ Amazonas