Compartilhe este texto

Câmara propõe a prefeitura que transporte seja gratuito no segundo turno da eleição

Por Portal Do Holanda

09/08/2017 19h18 — em



A Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) enviou uma proposta à Prefeitura para que o transporte público seja gratuito no segundo turno da eleições suplementares.

Para os vereadores, um dos fatores que contribuiu para o alto índice de abstenção no primeiro turno foi a falta de transporte gratuito “Em todos os pleitos do nosso município, o transporte coletivo de graça foi assegurado ao eleitor.  Essa eleição suplementar foi a única em que isso não ocorreu. E a consequência  foi o número de abstenções que chegou a mais de 300 mil na capital”, informou o presidente da comissão, vereador Gedeão Amorim.

Abstenção

Mais de meio milhão de eleitores não compareceu às urnas no primeiro turno da eleição suplementar para governador e vice do Amazonas, que foi realizado no último domingo, 6. Apesar do alto índice de abstenção, o TRE-AM  considerou o número dentro da normalidade.

A primeira etapa da eleição suplementar teve 569.501 (24,35%) de abstenção, eleitores que deixaram de votar. Votos brancos somaram 61.826 (3,49%) e votos nulos, 218.201 (12,33%). Ao todo foram 1.489.358 (84,17%) votos válidos.

O presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, afirmou, à imprensa, que a falta de gratuidade no transporte público coletivo não teve influência no volume de eleitores faltosos na votação. As dificuldades logísticas no interior do Amazonas, também, foram apontadas como principais fatores para índice de abstenção.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Eleições 2017, transporte público

+