Compartilhe este texto

Blitz fiscaliza mais de 100 veículos no Aeroporto

Por Portal Do Holanda

01/08/2014 20h21 — em
Amazonas



 

Para combater irregularidades na prestação dos serviços de transporte de passageiros na área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), realizou na noite de quinta-feira, 31, uma blitz que abordou táxis e veículos de fretamento. A operação, realizada das 22h às 01h30 da manhã, fiscalizou 115 veículos e resultou em seis apreensões.

Um dos veículos estava caracterizado de táxi e foi apreendido após os fiscais de transporte perceberem que o condutor ficou estacionado metros antes da blitz na tentativa de não ser abordado. Ao ser feita a consulta no sistema de cadastro da SMTU, o TA (número da permissão) utilizado pelo veículo pertencia a um táxi com veículo de outro modelo. Além disso, as informações contidas no CRLV do veículo apresentado pelo condutor aos fiscais de transporte não concordava com os dados consultados no sistema de cadastro de veículos do Detran/AM(Veveic). No CRLV, o veículo era de categoria aluguel e estava com o licenciamento em dia, no entanto, apesar de placa estar na cor vermelha, no cadastro dele no sistema ele era de categoria particular e o licenciamento estava atrasado desde 2011. Constatou-se ainda que o crachá de taxista utilizado pelo condutor era falso. Devido a incompatibilidade das informações, a SMTU deverá encaminhar nesta sexta-feira, 01, o CRLV do veículo a Delegacia de Roubos, Furtos e Defraudações para que a situação seja averiguada pela Polícia Civil.

Outros três táxis foram recolhidos ao Parqueamento da SMTU devido os condutores não serem cadastrados como taxistas e por isso não possuíam crachá de identificação, documento mais conhecido como ´Carteirão´. A multa para esse tipo de infração é de 31 UFM´s (R$ 2.442, 49) e recai sob o permissionário que é o responsável por cadastrar o condutor auxiliar na SMTU.

As outras duas apreensões foram de vans que pertenciam a empresas de fretamento, mas que não estavam cadastradas e circulavam com placa cinza.

Além de dez fiscais de transporte da SMTU, a blitz contou com a participação de efetivo da Polícia Militar e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

O diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, explica que o local da blitz foi escolhido após o recebimento de denúncias contra irregularidades na prestação dos serviços de transportes. “Existem denúncias contra várias irregularidades, inclusive de que veículos particulares estariam oferecendo o serviço de transporte mais barato a quem desembarca no Aeroporto. Esse tipo de ilegalidade coloca em risco a segurança do passageiro, visto que não temos ideia de quem é condutor, e prejudica quem trabalha de forma regularizada. Por isso vamos realizar novas fiscalizações nesse local e em horários alternados visando coibir essas irregularidades”, afirmou.

“Pedimos que a população procure utilizar o serviço de táxi regularizado, pois os condutores são cadastrados e os veículos passam por vistorias anuais. Além disso, diante de qualquer reclamação na prestação do serviço a SMTU tem condições de identificar o condutor e tomar as providências previstas na lei”, orientou Frazão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas