Compartilhe este texto

Artur fala sobre Manaus, de política e aconselha Braga a ter humildade

Por Portal Do Holanda

24/10/2014 7h03 — em



No aniversário da Cidade batemos um papo com o gestor municipal, o intrépido Arthur Virgílio Neto, cabo eleitoral número 1 de Aécio Neves. A nossa conversa foi permeada pela campanha majoritária no segundo turno,  soltou o verbo, fez elogios, me falou de repasses financeiros, PROAMA, restaurações e projetos futuros. Cita Arthur Bisneto, Omar Aziz, Serafim, Amazonino, Marcelo Ramos e faz críticas ao senador Eduardo Braga: “está faltando humildade e ele precisa aprender com a derrota. Quem pratica esporte sabe disso”.  Além, claro, de declarar por que José Melo é o mais preparado para governar o Amazonas.

“Senti muita falta do dinheiro que a presidente Dilma prometeu”

Por Vivi Cariolano

 Fotos:  Taiane Sales

Tudo bom, prefeito?

Tudo, rs.

Você está feliz, hein, Bisneto teve uma votação bastante expressiva. Você esperava isso?

Estou, muito. Eu confesso que é uma responsabilidade muito grande, ele está confiante disso. Não pode ser um mandato qualquer. É uma alegria porque foi uma resposta ao trabalho que ele fez na campanha, ao discurso que ele apresentou para os eleitores. Foi uma resposta ao trabalho que a gente faz em Manaus, ...inclusive analistas – do lado do senador Eduardo Braga, confessaram que isto foi o fator desestabilizador principal para  a candidatura dele. Pois a votação do Bisneto foi toda vinculada ao Melo, 251mil votos é desestabilizador.

Eduardo Braga continua sendo seu maior adversário político?

Não, ...eu não cultivo rixa com ninguém, considero que ele não é a melhor pessoa para dirigir o Amazonas. Ele se perde na forma pouco sutil de ser, se perde na forma autoritária, enfim. Eu conversei muito com ele, eu o ouvi. Fui a ele buscar recursos para Manaus, ...

Você obteve?

Não. Era um pouco aquela coisa de “ajudo se me ajudar”.

*o*

Ele não chegou a pedir que eu declarasse apoio, mas senti isso, e por mais que eu votasse no José Melo, e eu voto no Melo, ele seria exaltado pelos recursos. Seria exaltado por mim publicamente, seria convidado para acompanhar as obras...

Não houve ajuda?

Não. O convidei para estar comigo, alguns parlamentares também foram convidados, outros não, quando inauguramos o Mercado Adolpho Lisboa.

Que convite foi esse?

Para puxarmos a fita oficial de inauguração do Mercado. Minha cabeça é muito aberta, meu coração o é também. Estamos diante das provas, toda eleição dele tem sempre um tumulto.

Terrorismo eleitoral?

Eu estava observando aqui, o Melo tomou a medida que devia de tomar, demitiu o major. O major deu sua explicação bastante razoável, enfim, mas quem fala o tempo todo é o traficante. Que negociação seria essa que o governo poderia ter com os traficantes? Negociação com preso é soltar o preso? Governador não pode e nem poderia fazê-lo. Quem solta o preso é o juiz da vara de execuções penais. Facilitar a fuga do preso? Isso jamais estaria em pauta, jamais estaria em pauta de governo algum. Jamais. Ao invés de ir até o fim numa mesma linha...

No mesmo nível?

Em algum momento dá uma baixada, ele não consegue trabalhar com a ideia de que em política você ganha e em política você perde. Em política você perde perdendo ou perde ganhando.

Exemplifique para o nosso leitor.

Um exemplo bem claro, e eu espero que tenha sido esse o caso do Marcelo Ramos, é perder para ganhar, assim como foi com Marina. Ganhar ganhando foi meu caso em 2012, perder ganhando foi o caso da senadora que, coitada, foi quem menos praticou os absurdos todos que foram gerados e graças a Deus pude voltar ao bom diálogo com ela. O Eduardo não aprendeu essa regra da política fundamental. Como diria Ronaldo Cunha Lima “Artur, em Política erra quem pensa que mata ou que morre. Em política ninguém mata, ninguém morre”. Se você entender isso você espera sua oportunidade.

Em algum momento você retirou seu apoio ao Melo?

O diálogo que tivemos foi muito bom, ..

Seu apoio a ele continua declarado? Pergunto por que as más línguas fizeram até aposta que não rolava mais.

Continua, claro. Continua por uma razão bem lógica, eu sou lógico, se o que em algum momento  me afastou do Melo foi o Aécio como é que eu poderia me aproximar do Eduardo? Ele aproveita o fato do Lula ter ainda alguma popularidade por aqui e o coloca de um lado e a Dilma de outro. Ele poderia substituir e colocar o Delúbio e o Zé Dirceu u_u

Kkkkkkk

Não poderia? São pessoas do partido e que dirigem o partido de dentro de uma penitenciária. Acredito muito que na hora H o povo discerne tudo isso. Ele próprio foi o principal agente a me retirar o cargo de senador, uma ordem do Lula que ele obedeceu à risca, ele jamais poderia imaginar que depois haveria - isso que ele próprio admite “o fator desequilibrador”, uma votação de 251mil votos do Bisneto.

Você está numa fase boa politicamente, isso gera uma satisfação pessoal?

Estou, estou. Gera. Mas eu lamento muito não termos tido ajuda do governo federal porque dava para ter feito muito mais coisas.

São quase 02 anos!

Na verdade tem 01 ano e 09 meses, poderíamos ter feito muito mais. Bastava Dilma ter cumprido com a sua palavra. Prometeu recursos para recuperarmos os monumentos históricos do Centro da Cidade. Me disse que eu era adversário, mas não era inimigo, e sim um parceiro. Falou até que eu era amigo dela, tudo isso eu tenho gravadinho, bonitinho. Prometeu, e o Omar na época governador foi testemunha, publicamente a até pediu para eu ligar para o Gilles que ela daria uma ordem para ser executada.  

Gilles (Azevedo)?

O assessor pessoal, um faz tudo dela que na verdade – no meu caso, não fez nada. Não resolveu as coisas.

Kkkkkk  esses a s s e c l a s

Na ocasião pediu para eu ligar para o Gilles na segunda-feira quando ela saiu daqui. Foi muito carinhosa, afetuosa, não tenho do que reclamar de seu afeto em todos os encontros que tive com ela, mas depois de algumas evasivas – ao ter ligado para Gilles, não rolou.

Desculpa a minha pergunta, prefeito, mas você fica pooto com algo assim?

Olha, Vivi, eu não fico nem pooto sabe, é algo assim mais levado para o campo da decepção e eu vejo pouca inteligência nisso. (Prefeito cita o Projeto da Cachoeira Alta para 2015, um parque, algo modesto se não tiver ajuda, mas se for repassado – por isso sua aposta é em Aécio, a população pode aguardar um projeto grandioso). Se tivéssemos recebido a ajuda que nos prometeram, Dilma e Eduardo Braga teriam sido exaltados, pois eu não saberia fazer diferente. Quero ser bem honesto e dizer que os prefeitos anteriores – Amazonino e meu amigo Serafim Correa, não fizeram nenhuma irregularidade, não desviaram nada, nada (em relação ao Mercado Lisboa), o que houve foi impasse. Era aquela coisa fétida, no chão, e empacou nos recursos. Concluímos o restauro em 07 meses e 23 dias, outubro do ano passado.

(Prefeito passa a citar as muitas obras que sempre fez questão de visitar, comenta das obras futuras e dos parceiros que os ajudou. Entramos no assunto de seu joelho, da falta de tempo que não permite que se alongue, que coloque gelo e nem que faça musculação. Contou que recentemente foi acometido pelo sentimentalismo ligou para a fisioterapeuta e para seu médico, pois será eternamente grato por terem dado seu joelho de volta. E ressaltou que seu joelho está em forma ainda que suas pernas não estejam lá grande coisa. Ele relembrou de todas as suas cirurgias).

 O que podemos esperar da sua gestão nesses dois anos que faltam?

Correção, equilíbrio. Mais de 02 anos, na verdade. Vivi, eu valorizo todos os dias porque todo dia é dia de realização. Temos 03 UBS prontas para inaugurar, acabamos de inaugurar o segundo shopping popular, Galeria dos Remédios, podem esperar que a gente regenere e valorize cada vez mais a cidade. Pra concluir e agilizar as coisas com mais rapidez eu precisaria de ajuda federal. Conseguimos aprovar na Secretaria do Tesouro Nacional um grande empréstimo do Banco Mundial para nós.

Quanto????

400 poucos milhões de reais.

Qual será o destino dessa verba?

Infraestrutura. Isso demorou demais, demais, demais.

Chega a doer seu joelho, neh?

Nossa, dói demais. Vai ao Senado e nada. Sabe quando você desconfia que pode ter política no meio?

E teve?

Acabou não tendo porque soltaram, mas temos outros pedidos.

Prefeito, você é muito pedinchão?

Até que não, Manaus tem uma boa capacidade de endividamento, tem empréstimo que vale e empréstimo que não vale. Esse com um prazo que tem carência, ele vem para mudar a cidade. É uma relação custo-benefício muito boa, temos vários pedidos lá. Isso são empréstimos externos, mas precisam passar pela Secretaria do Tesouro Nacional. Não tem que ter política nisso, não tem que ter discussão nenhuma, é olhar e aprovar. Repito, nós  temos capacidade de endividamento. Depois vai para o Senado. No Senado, duvido, pode juntar quem quiser lá dentro, mas vai ser aprovado. Vão aprovar de qualquer jeito.

Kkkkkkkkkk

Não existe essa de ficar enrolando por 02 anos, vou lá com o presidente da Casa, levo 25 senadores juntos e vou exigir que respeitem Manaus. Viemos para ser repeitados e se dar ao respeito também para a Cidade de Manaus. Se tiver ajuda que dependa de aprovação interna e de dinheiro federal que depende de decisão, infelizmente, de política interna, eu vi isso nessas negativas que tive aí.

AFFFFFF

A gente vai fazer muito, mudar a cara e corpo da cidade. E muda com lucro para os governantes. Melo fez um acordo comigo, ele perdeu? Se Melo fosse meu adversário, mas não é, ele é meu candidato, teria perdido se tivesse me ajudando? Não. A gente desfruta, modéstia à parte, de uma popularidade bastante expressiva. Digamos que o governador fosse o Braga, e não o Melo, e ele tivesse tido a generosidade de ter feito o que o Melo fez ...ele perderia? Não. Nessa de “não vou dar porque é adversário, é inimigo”, essa cabeça não é inteligente, essa cabeça é bronca. Tosca.

Soltando o verbo :pppp

Não é melhor participar de uma coisa boa? E o coletivo perceber que se tornou sócio de um empreendimento bom? Foi isso que me aproximou ainda mais de Omar, que sempre foi meu amigo pessoal. Ele já votou em mim duas vezes, eu só votei nele agora. A bem da verdade é que eu me candidatei mais vezes que ele.

Pois é, kkk

Mas veja, antes de fazer a transição – tive uns dias para descansar, antes de viajar nós conversamos sobre vários assuntos. Dentre eles: água. Eduardo puxava para um lado, Amazonino de outro e o povo sem água. E isso angustiava o Omar e angustiava a mim. Falávamos, puxa vida, estamos aqui e ainda não encontramos uma fórmula jurídica que nos proteja porque PROAMA não deveria ter sido construído pelo Eduardo e sim pelo Serafim. Mas o governo federal fez o que o Eduardo queria, então, financiou erradamente. Como é que a gente iria usar o PROAMA se ele tinha sido financiado errado e construído errado? Tínhamos de ter uma fórmula jurídica que protegesse tanto Omar quanto a mim. E nós a encontramos.

Embate burocrático

Mas enquanto discutíamos o jurídico a população estava sem água. E nem poderíamos explorar isso por que imagine alguém ter de nos agradecer por ter resolvido???!?! A água é um direito das pessoas. Era uma situação vexatória.

E amenizou?

Praticamente acabou. Essa foi a única campanha, em 20 anos, que não se falou em água. É um trabalho que vai prosseguindo, mas nada comparado ao que era.

Qual sua mensagem pela passagem do aniversário da cidade?

Manaus vai ficar muito mais bonita por dentro, ela está sendo trabalhada no seu interior. Manaus é uma mulher bonita em sua estrutura que está sendo repaginada, ...

Manaus tá ficando mocinha!!!!!

Ela está ficando, rs. Você sabia que mulher bonita não tem idade? Neh.

Ah não?

É impressionante, mas não tem idade. rs. Olha a Vera Fischer, se não fosse os excessos dela, estaria bonita até hoje.

Humhum

No Instituto Rio Branco tive uma professora muito bonita, Berta Becker, ela era belíssima, falecida já, ela dizia que no Brasil havia 03 cidades com vocação mundial: Rio, São Paulo e Manaus, nesta ordem. Sempre digo que homem muito forte e mulher muito bonita eles não têm idade. Manaus é uma mulher que não tem idade. Quando passamos a cuidar dela, a encontramos linda só com os cabelos negros do rio.

E agora como ela está?

Está se embelezando por dentro, sua infraestrutura. Está se embelezando por fora, veja a Ponta Negra, o Centro da Cidade – graças a lucidez e generosidade dos camelôs que estão virando microempresários, estamos com o centro praticamente desobstruído.

Mas ainda não é o suficiente.

Como senti falta do dinheiro que a presidente Dilma prometeu, não mandou para fazermos a repaginação do Centro Histórico, enfim. Sempre digo assim, se não der para fazer o restauro da Matriz, vamos consertar a Matriz. Se não der para fazer o restauro do Relógio, vamos consertar o Relógio. Já temos dinheiro para fazer a Nova Eduardo Ribeiro. Vai ser uma coisa de outro mundo.

O que vai rolar?

Foram botando asfalto um em cima do outro, a gente foi cavoucar aquele asfalto e percebemos que lá embaixo tem um paralelepípedo praticamente intacto. Queremos fazer uma rua de paralelepípedo ali.

Genial.

E já tem tantos nas cidades mais turísticas da Europa.

Humhum, tem mesmo.

Então vai ser assim. Manaus resume 345 anos de História, resume uma vida muito rica, muito brava, nossa, uma história muito intensa. Manaus é um milagre da civilização construída pelo Homem no coração da Floresta Amazônica. Nosso povo é extremamente civilizado, vimos isso na Copa. Houve barbaridades no Rio, cidade que gosto tanto, considero minha segunda cidade, o meu irmão estava no metrô e viu brasileiros xingando torcedores chilenos enquanto aqui não teve nada disso.  Fifa admitiu que deveria ter tido mais jogos aqui.

Manaus é linda!!!

Aqui você vai ver a Floresta, os rios, você vai ver o pôr do Sol, a cordialidade das pessoas, nossa culinária, ...

Uma variedade infinita se a gente analisar bem.

Tem que haver investimentos privado, já houve, tem que haver muito investimento nosso em infraestrutura. E é aí que te falo que não dá pra dizer se é adversário, inimigo político, isso é de uma mediocridade que me dá pena.  Lhe digo ainda que candidato Braga deve emergir dessas eleições com uma cabeça nova, é o que eu desejo, sinceramente, para ele como ser humano.

Você está deixando uma mensagem pra ele?

Isso, pra ele. São 03 eleições que ele perde na oposição, jamais venceu nenhuma na oposição.  Ele precisa perceber, quando estiver na oposição, que está faltando algum ingrediente - que em mim, por exemplo, sobra.

Seja mais específico

Jamais me furtei de lutar contra a Oposição, ir de contra as máquinas, enfim, ele até cita o uso das máquinas, logo ele. Está faltando humildade e ele precisa aprender com a derrota. Quem pratica esporte sabe disso. A derrota faz parte.

E tu achas que senador Eduardo aceitaria isso?

Se ele não aceitar, não vai melhorar nunca. Vai colecionar derrotas daqui para frente. Se mergulhar em suas águas profundas e emergir delas com força, com cara nova e com um coração melhor pode retomar o caminho das vitórias. Nunca vi uma eleição tão suja, tão porca como essa. A única coisa que recomendei ao Melo é que não chafurde nisso. Passe por cima. Lamento muito esses métodos.

Prefeito, para encerrar, você vem para reeleição, óbvio, me diz o nome para seu vice?

Muito provável que sim, mas precisarei olhar com muito cuidado essa questão se eu for candidato mesmo.

Marcelo Ramos seria um possível nome para sua chapa?

Um grande nome para qualquer coisa. Um nome que se credencia, ele obteve um “lugar” recentemente. Não é todo mundo que sacrifica uma cadeira de deputado.

Isso é inteligência política, não é?

Eu sempre prezo uma pessoa que em algum momento faz o que ele fez.

Ele fez o que você cita nesta entrevista: perder para ganhar.

Isso, perder ganhando. Isso numa outra dimensão eu fiz porque entrei para ganhar mesmo a eleição de governador em 86. Foi um páreo-páreo com Amazonino ali. Uma eleição cheia de acusações de minha parte não contra mim, pois em matéria de fraude sou o maior otário desse Estado...

Kkkkkkkkkkk

Rsrsrsrsrsrs

Por que diz isso?

Porque sempre praticam contra mim, jamais pratiquei contra ninguém. Tenho orgulho disso. Tenho horror dessa ideia de traição, mas traição política, nossa...  

Você tá vivendo seu melhor momento?

Sim.

Ainda que eu não tenha como me lembrar de sua primeira gestão, acredito que nesta esteja vivendo o seu melhor.

Em nossa primeira gestão ela foi inovadora, pois começamos a fazer o saneamento básico. Era um asfalto que o empreiteiro pulava de alegria, colocava um dia e no outro tinha de colocar de novo, bastava dar uma chuva tinha que mudar novamente. Esse governo é bem melhor porque resume maturidade minha e de minha equipe também. Se Deus quiser, vamos melhorar ainda mais. Mas eu espero, em política, que o melhor momento seja o próximo.

Foi um prazer conversar novamente com você,  partilhar de suas ideias, saber de seus projetos e ao confiar suas histórias ao nosso leitor me tendo como emissária me deixa bastante lisonjeada, muito obrigada.

Obrigado, Vivi. O prazer em conversar com você é todo meu.

Feliz aniversário da Cidade, prefeito. <3

Márcio Noronha, Mario Adolfo Filho e Mônica Santaella, obrigada por sempre receberem o Portal do Holanda com tanta cordialidade, um beijo, seus fowfos.

Vamos curtir o BDAY de Manaus, fui \o/

P.S.: Não esquece minha jaqueta, prefeito. Você prometeu!!!!!!

Beijãooooo, povo lindo.

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected]


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, artur prefeito, Manaus, VIVI CARIOLANO

+