Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Acadêmicos do Ifam apresentam propostas para melhoria do ensino

Publicado

em

Como parte da programação do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), teve início na terça-feira (1º) a sessão de pôsteres e apresentação oral. Durante os três dias de apresentações, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica terão a oportunidade de disseminar o conhecimento científico e inovador desenvolvido nos campi das instituições das regiões Norte e Nordeste.

Neste primeiro dia de atividades, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) apresentou sete trabalhos. Dentre eles estava ‘Utilização do visual Class A na construção de objetos o aprendizagem como recurso didático para a educação musical no ensino fundamental’, desenvolvido pelos alunos Almir de Oliveira Costa Júnior e Monique Guerreiro Bastos, do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET).

De acordo com Oliveira, o trabalho é resultado da disciplina Elaboração de Laboratórios Virtuais, desenvolvida no MPET.  A partir da deficiência de um espaço físico destinado às aulas de música, os mestrandos criaram um ambiente virtual para o ensino de conteúdo, como piano e noções de som de bateria.

“Os laboratórios de informática muitas vezes são subutilizados, então decidimos usar esse espaço para propor um novo recurso aos professores de música, a partir da ferramenta Visual Class A”, explicou o mestrando, ressaltando que o produto ainda não teve aplicabilidade direta em sala de aula, até o momento foi desenvolvido apenas o protótipo. Outro trabalho direcionado à melhoria do ensino em sala de aula foi desenvolvido pelo aluno James Magalhães Sato, do curso Formação Pedagógica em Matemática – modalidade Educação a Distância. ‘Salas temáticas: reconstruindo saberes no ensino da matemática no ensino técnico em um contexto de empregabilidade’ teve como objetivo desmistificar o ensino da disciplina tanto para alunos quanto para professores do curso técnico de logística do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Identificamos que havia uma grande evasão de alunos quando chegava o período de disciplinas de exatas, muitas vezes os alunos reprovavam. A partir disso, decidimos propor um estudo de visibilidade econômica por meio das exatas para o desempenho do Polo Industrial de Manaus, ou seja, começamos a tirar os alunos da sala de aula e levamos para próximo de profissionais de navegação e de logística da Amazônia para que pudessem perceber a aplicabilidade da matemática no dia a dia de atuação no mercado”, destacou.
Foto: Divulgação/Ifam
-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Assalto com reféns em loteria na Av. Autaz Mirim [AO VIVO]

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.