Compartilhe este texto

Em Manaus, alunos especiais de escolas do município recebem atividades adaptadas

Por Portal Do Holanda

15/06/2020 15h03 — em
Amazonas


Atividades são entregues em domicílios de alunos especiais - Foto: Alex Pazuello-Semcom

Manaus/AM - “É uma grande parceria entre professores e mães”, definiu Cristiane Coutinho, 31, mãe do Elias Teixeira, 7, estudante da rede municipal que recebe atividades a distância, com conteúdos adaptados do programa “Aula em Casa”. Atualmente, as unidades educacionais da Prefeitura de Manaus atendem mais de seis mil alunos na educação especial e, aproximadamente, 2.700 crianças recebem o atendimento pedagógico especializado, assim como Elias.


“Essa é uma iniciativa que garante aos estudantes da educação especial, principalmente com dificuldade de acesso às plataformas digitais e TV aberta, um acompanhamento das aulas, sem que tenham quaisquer prejuízos e, assim, possam continuar o ano letivo, mesmo no período de pandemia. Aqui, um reconhecimento de minha parte às mães, pais, responsáveis pelas crianças e também aos professores, que merecem todo nosso carinho”, elogiou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, grande incentivador da melhoria na educação e formação de cidadãos mais conscientes de seus deveres.
 
Elias é aluno da turma especial da escola municipal Rubem Peixoto, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Ele tem como diagnóstico médico a síndrome de Mowat Wilson, que implica em alterações genéticas, tendo como características mais visíveis os atrasos de desenvolvimento físico e cognitivo.

Sua mãe, Cristiane, explicou que, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, mães e professores trocam experiências que contribuem para o aprendizado dos alunos. “Tivemos que desenvolver a nossa criatividade como mães. No grupo, todo mundo se ajuda. Quando uma de nós está com dificuldade, as outras sugerem ideias que já deram certo, seguindo as dicas da professora. É uma grande parceria”, destacou.


A partir das atividades aplicadas, Elias aprendeu a contar de 1 a 100, já reconhece os números, decorou todo o alfabeto e, inclusive, já aprendeu a juntar e escrever algumas palavras. Além disso, o jovem possui habilidades de adição e conhece as cores. Todas essas são vitórias relatadas por Cristiane.


“Outro dia mandei um vídeo para a professora, quando coloquei ele para formar palavras. Nesse vídeo, eu fiz com ele a junção das letras e ele reconheceu tudo, colocando em ordem correta. Eu até chorei. A professora viu e também ficou superfeliz, nos parabenizou”, detalhou a mãe, que também é bailarina.


A professora em questão é Shirley Tavares, servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) há 18 anos, sendo quatro deles dedicados à educação especial, na escola Rubem Peixoto. Ela explicou que procura adaptar as atividades do “Aula Em Casa” da forma mais didática possível, enviando o conteúdo por meio de texto, fotos, áudios e, até mesmo, vídeos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alunos especiais, atividades adaptadas, escolas do município, semed, Amazonas

+ Amazonas