Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Alto Solimões ultrapassa cota de alerta de cheia

Publicado

em

A região do Alto Solimões está em ‘Situação de Alerta’ desde o dia 4 de Abril e já ultrapassou a cota média de 31 centímetros. Agentes da Defesa Civil do Amazonas estão percorrendo os municípios para avaliar o cenário. 

Na última quarta-feira (13), foi realizada uma reunião em Atalaia do Norte com os coordenadores dos municípios para traçar medidas preventivas, caso haja um desastre natural. A Defesa Civil também cobrou o plano de contingência das prefeituras, que deve conter informações como: comunidades vulneráveis, possíveis danos humanos e materiais, e o que cada município precisaria do Governo do Estado (roupas, alimentos, madeiras e etc.) 

De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil AM, a cota de alerta na região é de 11,80 m e hoje, de acordo com a régua telemétrica de Tabatinga, referência para Alto Solimões, está em 12,11 m, ultrapassando 31 centímetros da média.

Já a cota de transbordamento do rio, procedimento que antecede a Situação de Emergência, é de 12,85 m.

Benjamin Constant- No município de Benjamin Constant, a primeira resposta da Defesa Civil Municipal começou a ser implementada. Pelo menos 13 passarelas já foram construídas. A previsão do órgão é que na sede, 50 ruas sejam atingidas. Na zona rural, a estimativa de afetamento é de 1.970 famílias em 50 comunidades.

Atalaia do Norte - Em Atalaia do Norte, também na região do Alto Solimões, a Defesa Civil do município já construiu oito passarelas, como forma preventiva.

Balanço 2016

Situação de Emergência/ estiagem

1-Presidente Figueiredo (Negro)

2-Santa Isabel do Rio Negro (alto rio Negro)

3-São Gabriel da Cachoeira (alto rio Negro)

4- Barcelos (alto rio Negro)

Situação de Emergência/ queimadas

1-Barcelos (alto rio Negro)- status: controlado

Total de famílias afetadas: 9.883

Total de pessoas afetada- 49.413

 

Alerta de Cheia

1- Tabatinga (alto Solimões)

2- Benjamin Constant (alto Solimões)

3- São Paulo de Olivença (alto Solimões)

4- Amaturá (alto Solimões)

5- Santo Antônio do Iça (alto Solimões)

6- Tonantins (alto Solimões)

7- Atalaia do Norte (alto Solimões)

* Com informações da assessoria

Sobre a chacina de sábado em Manaus: 'Ainda tem alguém vivo aí dentro dessa casa?'

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

1MinutoNerd: Star Trek Vs. Star Wars


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.