Compartilhe este texto

Descubra quais alimentos podem prejudicar a digestão

Por Portal Do Holanda

22/02/2017 5h32 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

O alimento é um gatilho comum de problemas digestivos. Particularmente, alimentos que são ricos em carboidratos fermentáveis podem causar sintomas como gases, empachamento e dor estomacal. Um grupo desses carboidratos é conhecido como FODMAPs, e alimentos podem ser classificados tanto em ricos ou pobres nesses carboidratos. Restrigir alimentos ricos em FODMAPs pode promover alívio de sintomas intestinais, principalmente em pessoas com síndrome do intestino irritável. O trigo é a principal fonte de FODMAPs na dieta ocidental, no entatno, ele pode ser substituído por outro grão integral pobre em FODMAPs. Os laticínios são a principal fonte de lactose FODMAP, mas vários laticínios são naturalmente pobres em lactose.

O alho é uma das fontes mais concentradas de FODMAPs. No entanto, ele tem vários benefícios para a saúde e deve ser restrito apenas para pessoas sensíveis aos FODMAPs. Diversas variedades de cebola apresentam quantidades diferentes de FODMAPs, mas todas elas apresentam altos teores. Todas as frutas contêm FODMAP frutose, no entanto, algumas apresentam baixo teor de frutose e podem ser degustadas em pequenas porções diárias. Vegetais contêm várias gamas de FODMAPs. No entanto, muitos deles são naturalmente pobres em FODMAPs; Leguminosas podem causar excesso de gases e empachamento. Isso está associado ao seu alto teor de FODMAPs, o que pode ser modificado quando for preparado.

Adoçantes ricos em FODMAPs podem aumentar o teor de FODMAPs de um alimento. Para evitar essas fontes escondidas, cheque a lista de ingredientes dos industrializados. O trigo não é o único grão rico em FODMAPs. No entanto, o teor de FODMAPs em grãos pode ser reduzido através de vários processos. Muitas bebidas são ricas em FODMAPs e, isso não esta limitado somente à bebidas feitas com ingredientes ricos em FODMAPs. Os FODMAPs devem ser restritos somente à uma pequena parcela da população. Para o restante, eles podem ser incluídos na dieta devido ao seu potencial benefício para a saúde intestinal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alimentos, digestão, saúde, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar