Compartilhe este texto

Luiz Castro critica Susam pelo atraso no pagamento do TFD

Por Portal Do Holanda

05/07/2017 14h55 — em


Foto: Divulgação / Aleam


O atendimento da Susam às pessoas em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), foi classificado de desumano pelo deputado Luiz Castro (REDE-AM), ao denunciar hoje (5) a situação de total abandono em que se encontram os pacientes que dependem de tratamento especializado em capitais como Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia e Brasília.     
De acordo com o deputado, a Susam atrasa sistematicamente o pagamento do benefício aos pacientes cadastrados no TFD, dificultando a permanência dos doentes nas grandes capitais, principalmente daqueles oriundos do interior do Amazonas, de famílias pobres, que não tem recursos para garantir alimentação, transporte e aluguel.
Luiz Castro citou como exemplo a situação de um paciente do município de Enviara, transplantado de pulmão, que se encontra em Porto Alegre, em estado de saúde delicado, e que não recebe o pagamento há três meses.
“É desumano o que a burocracia da Susam faz com os pacientes transplantados de rim, de fígado e de pulmão. Eles têm direito ao benefício previsto na legislação federal e estadual, mas a falta de eficiência da secretaria dificulta a vida das pessoas em tratamento de alta complexidade, que o Amazonas não oferece”, criticou o deputado.
O problema, segundo Luiz Castro, já foi comunicado ao governador Davi Almeida que se comprometeu em regularizar o pagamento do TFD. “Mas vamos continuar denunciando e cobrando, porque a Susam insiste em atrasar o repasse do benefício aos pacientes”, afirmou o parlamentar.
Na sua avaliação, o pagamento do TFD deveria ser prioridade, principalmente para os pacientes de famílias pobres do interior do Estado, já que o Governo não tem uma política efetiva de Saúde para transplante de rim, de fígado e de pulmão. “Até o Estado do Acre, que é mais pobre que o Amazonas, está fazendo transplante de fígado”, observou Luiz Castro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, deputado luiz castro, Susam

+