Compartilhe este texto

Denúncias de práticas abusivas no comércio aumentam no Amazonas

Por Portal Do Holanda

06/07/2020 15h10 — em
Amazonas


Foto: Mauro Smith

Manaus/AM - A pandemia de Covid-19 no Amazonas levou a um aumento de denúncias de práticas abusivas do comércio no Amazonas, de acordo com reclamações recebidas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) no primeiro semestre deste ano. 

De 1º de fevereiro a 30 de junho de 2020, a CDC/Aleam contabilizou 635  reclamações, das quais 500 foram referentes a reajuste de preço de produtos essenciais acima da média, sem justa causa; e a retirada de materiais das prateleiras, causando falsa sensação ao consumidor de que o item desejado estivesse em falta. O restante das denúncias ficou a cargo dos serviços públicos de energia elétrica e água.  

De acordo com o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos), essa crescente em torno das práticas abusivas demandou a realização de inúmeras ações de fiscalização e blitz em supermercados, drogarias e instituições de saúde em Manaus e no interior do Estado, em parceria com o Procon-AM, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ministério Público Estado (MP-AM), Delegacia do Consumidor (Decon) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM).   

 “A Comissão manteve os atendimentos, com registros das reclamações dos consumidores amazonenses. E agimos, principalmente, na coibição de práticas abusivas com diversas fiscalizações. Isso porque, devido à pandemia houve um aumento na procura de produtos como álcool 70, máscaras e medicamentos, o que levou as empresas a elevarem os preços sem qualquer justa causa”, detalhou o parlamentar.

Ainda segundo o parlamentar, além dos preços cobrados pelo álcool em gel, máscaras, luvas, a CDC/Aleam também registrou reclamações de práticas abusivas em torno de produtos básicos de alimentação e também dos serviços funerários. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, alta preços amazonas, CDC/Aleam, coronavírus amazonas, covid-19 amazonas, direito consumidor, Manaus, praticas abusivas comercio amazonas, Amazonas

+ Amazonas