Compartilhe este texto

Agricultura predominantemente familiar

Por Portal Do Holanda

10/01/2020 16h41 — em
Manaus



Em muitos quesitos, o estilo de vida dos produtores do Careiro da Várzea reflete os resultados do Censo Agropecuário 2017, divulgados pelo IBGE: a maioria do pessoal ocupado tem laço de parentesco com o produtor, trabalha na agricultura familiar e a direção dos estabelecimentos é predominantemente masculina (entre 79 e 81%). A direção compartilhada pelo casal ocorre em 20% dos estabelecimentos no país, mas no Careiro e no estado do Amazonas essa participação chega a 26%. 

Francisca conta que fazer agricultura é um ofício passado de geração em geração, entre as mulheres da família. Ela e seu esposo cultivam alface, cheiro verde, chicória, melancia e outros alimentos para complementar a renda familiar, pois são aposentados. “Eu planto desde quando me entendi por gente, pois nasci e fui criada aqui, e aprendi com minha mãe. Minha filha também vem aprendendo comigo, mas hoje é casada e planta para sua própria família”, afirma.

Aristides Mendes, 71 anos, também divide o trabalho com a esposa. Ele conta que trabalhou a vida toda com agricultura, desde os 12 anos, quando aprendeu a plantar com o seu pai. Hoje, ele ainda planta e colhe, enquanto seus filhos vivem em Manaus, onde também são agricultores. Para ele, fazer agricultura ou pecuária hoje é bem melhor do que no passado, em razão da mecanização do trabalho: “hoje é bem melhor porque nós já temos as máquinas pra revirar o chão”.

Na família de Adamor Carvalho, de 59 anos, apenas uma de suas três filhas é agricultora. “As mulheres casaram, foram estudar, e não quiseram saber de plantar, exceto uma delas que vive aqui do lado e planta com o marido, é minha vizinha”. Já o filho segue o caminho do pai. “Ele aprendeu a plantar desde pequeno quando ia para o roçado comigo, olhava, e foi aprendendo. Hoje me ajuda aqui, sou eu e ele”, conta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agricultura, Amazonas, careiro da varzea, Censo Agropecuário, IBGE, Manaus

+ Manaus